450 kg de alimentos impróprios para consumo são apreendidos em supermercado
Carnes, pescados, aves e batatas vencidos e estragados foram descartados em um aterro sanitário, em Alagoas


Um total de 450 kg de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidos durante uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária em um supermercado no bairro da Levada, em Maceió, Alagoas. Os fiscais encontraram carnes e outros produtos estragados e fora do prazo de validade. O responsável pelo estabelecimento foi identificado e será punido.
Entre os alimentos apreendidos pela equipe da Prefeitura estavam carnes bovina e suína, bacalhau, frangos e batatas. Esses produtos representavam risco para a saúde dos consumidores. O chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, ressaltou o papel do órgão e reforçou a necessidade de os comerciantes estarem atentos, oferecendo sempre produtos dentro do prazo de validade.
“Nosso papel é salvar vidas, é proteger a saúde de todos os consumidores. Não fiscalizamos no intuito de punir o comerciante, mas sim para levar orientações educativas sobre a importância de comercializar produtos de qualidade e seguros. Caso seja observada alguma irregularidade, recolhemos os produtos e o proprietário está sujeito à multa, explicou.
Esse cuidado é essencial para resguardar a saúde da população. Os alimentos apreendidos foram descartados no aterro sanitário de Maceió. O responsável pelos produtos, apreendidos nesta quinta-feira (27), foi autuado e poderá responder a um processo administrativo. O valor da multa varia de R$ 180 a R$ 38 mil, caso haja reincidência na infração.
Denúncia
A população de Maceió que quiser denunciar irregularidades praticadas por estabelecimentos comerciais pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Maceió pelos telefones (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 9.8752.2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias. O anonimato é garantido pela equipe de fiscalização.