No Lucro #41: Como o “faça você mesmo” levou Ráisa Guerra a viver da internet
A jornalista redirecionou a carreira e agora ensina seguidores a transformarem casas em “lares”
De jovem jornalista fazendo malabarismos para não chegar ao fim do mês no vermelho a influenciadora com mais de um milhão de seguidores fechando jobs a R$ 40 mil. Tudo isso porque Ráisa Guerra decidiu transformar a paixão em conteúdo para a internet: criar – e ensinar a criar – peças e itens de decoração acessíveis para dar “personalidade” a qualquer ambiente – seguindo a onda do “Do It Yourself”, que já era forte fora do Brasil.
Da ideia inicial do blog “Mania de Decoração”, lá em 2012, até a virada “do dia para a noite” em 2020, a jornada foi longa, mas valeu a pena. Demorou alguns anos para que a jornalista – e depois decoradora – decidisse deixar de escrever por “hobbie” para começar a profissionalizar o conteúdo.
E o empurrãozinho que faltava veio do seu marido: “Casei em 2019 (…) ele me incentivou a sair do meu trabalho porque acreditava no potencial do Mania. Brinco que ele teve ‘visão de negócio’”, contou Ráisa a Leandro Munhos no #40 episódio do podcast No Lucro CNN.
O “boom” da pandemia
A decoração tem um impacto inconsciente na vida, você tem que se sentir bem depois de um dia de stress. Na pandemia a gente sentiu a importância disso
Acostumada com um crescimento orgânico, a influenciadora não esperava o salto exponencial que seu nome teria na pandemia, assim como aconteceu com outras marcas e negócios: “Ela [a pandemia] foi terrível, mas as pessoas não saíam e perceberam a importância de transformar uma casa em “lar”. Ráisa revelou ao podcast que foi nessa época que marcas consolidadas começaram a procurá-la, e estabeleceram parcerias sólidas que ainda permanecem.
Aprendendo a investir
Apesar de admitir que ainda é “conservadora” na hora de investir, a jornalista contou ao No Lucro que está focada em aprender para sair do “básico” e que também tenta levar a sua família pelo mesmo caminho: “Eles ainda têm medo, eu tento convencer. Na cabeça deles, eles precisam de uma poupança. É difícil sair da zona de conforto”.
Podcast No Lucro CNN
O podcast No Lucro está disponível em vídeo no Youtube de CNN Brasil Soft e nas principais plataformas de áudio, com episódios novos todas as quintas-feiras, a partir das 19h. O perfil “No Lucro CNN” está no ar também no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Fugindo da linguagem técnica e dos jargões da área de economia, chamados popularmente de “economês”, o programa não ficará restrito aos especialistas, já que vai receber também celebridades, influencers e pessoas que estão por trás de negócios de sucesso nas mais diversas áreas. A ideia é mostrar diversos pontos de vista sobre empreendedorismo, finanças pessoais, gestão, investimentos e economia.
O videocast faz parte da plataforma “No Lucro by CNN Soft”, lançada em março, fruto de uma parceria estratégica da CNN Brasil com o Banco Santander.