“Negacionismo científico sem precedentes”, diz presidente da bancada do agro sobre questões do Enem
Deputado Pedro Lupion (PP-PR) preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que pediu a anulação de três questões do Enem 2023 por entender a presença de "cunho ideológico"
O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), disse que “jogar o agro contra o país é negacionismo científico sem precedentes”, se referindo às questões do Enem que abordaram o agronegócio.
A bancada pediu a anulação de três questões do Enem 2023 por entender a presença de “cunho ideológico”.
Lupion disse que as questões eram uma “vergonha total” e chamou o Enem de “prova completamente ideologizada, que joga o agro contra a população brasileira e vice-versa”.
Ele ainda acrescentou que o ocorrido era de “interesse único e exclusivo daqueles que querem prejudicar nosso Brasil e os produtores”.
A FPA pediu a anulação das questões 70, 71 e 89 do exame.
A pergunta que mais chamou a atenção foi a de número 89, que trata da atuação do agronegócio no Cerrado. O texto traz fatores negativos do setor, como a “violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”. As cinco alternativas disponíveis para resposta contêm outros elementos negativos que estariam relacionados com o agro.
Veja as questões abaixo:


