Neca Setubal: É importante que jovens possam permanecer na universidade
Universidade de São Paulo (USP) anunciou abertura de pró-reitoria para tratar de políticas de diversidade


A Especialista CNN em inclusão social, Neca Setubal, comentou nesta quinta-feira (12) sobre a criação de uma pró-reitoria na Universidade de São Paulo (USP) para centralizar e coordenar ações da entidade voltadas a políticas afirmativas de diversidade.
Para a especialista, a ação é fundamental para debater problemas da juventude, entre eles, a evasão escolar, principalmente em meio ao cenário da pandemia. “A principal universidade brasileira criar uma pró-reitoria de inclusão e pertencimento é uma sinalização muito importante de que estas questões são de fundamental relevância para o contexto político, social e educacional brasileiro”, destacou.
Sobre a medida, ela ressaltou que a pró-reitoria possui diversos eixos de atuação e não se trata de uma ação genérica, apostando em efeitos concretos no futuro. Vida no câmpus, saúde mental, diversidade racial e de gênero e carreira profissional são alguns dos pontos destacados e que receberão atenção especial da universidade.
“Trabalhar a memória das diferentes comunidades, das regiões do país onde têm alunos que estão cursando a USP, resgatar e registrar esta história é super importante. A USP está dando uma sinalização muito importante para o Brasil e outras universidades sobre como trabalhar de forma consistente, de longo prazo, com as questões de inclusão e pertencimento”, concluiu.
Veja mais no vídeo acima