Neca Setubal: Aumento da população de rua reflete situação dramática no Brasil
Especialista CNN em inclusão social também defendeu retomada do Cadastro Único para famílias se beneficiarem de políticas públicas
A Especialista CNN em inclusão social, Neca Setubal, falou nesta quinta-feira (26) sobre a recente onda de frio que atingiu o Brasil nas últimas semanas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, e que pode ter causado a morte de duas pessoas na região metropolitana de São Paulo.
Neca também destacou uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na última quarta-feira (25) que aponta alta de 16% para 36% no total da população brasileira em insegurança alimentar. Na capital paulista, a população de rua também teve crescimento de 31%, com perfis de moradores diferentes.
Muitas pessoas vivendo na rua, em situação de fome, vivem de doação de alimentos. Tem relatos de família indo atrás de restos de feiras, de açougues. É uma situação dramática. Nós temos que pensar não só na questão do frio, que, obviamente, é emergencial, mas em políticas públicas que deem conta dessa situação”, afirmou.
Para a especialista, a retomada do Cadastro Único é uma das formas de combater a situação.
“Muitas famílias não tem acesso ao Cadastro Único para se beneficiar de políticas públicas. Ele foi uma conquista muito importante do Brasil e nós precisamos retomá-lo e atualizá-lo para que as famílias que vivem nos bolsões de miséria possam se tornar visibilizadas ao poder público, porque hoje elas estão invisíveis”, completou.
Veja mais no vídeo acima.