Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Natal Sem Fome distribui 1500 toneladas de alimentos no país

    Alimentos são suficientes para oito milhões de refeições. Cada real arrecadado corresponde a um prato de comida na mesa dos mais vulneráveis.

    Isabelle SalemeThayana Araújoda CNN , Rio de Janeiro

    Três quilos de arroz, três de feijão, um quilo de macarrão, um de fubá, um de açúcar e uma garrafa de óleo. O suficiente para garantir a barriga cheia e o sorriso no rosto de muita gente. No país, 1.500 toneladas de alimentos, suficientes para oito milhões de refeições, começaram a ser distribuídas pela Ação da Cidadania, na Campanha Natal Sem Fome. No Rio de Janeiro, 300 instituições cadastradas já começaram a retirar 30 mil cestas.

    Dona Maria Luzinete Moreira é responsável por uma instituição que atende crianças e adolescentes. Ela veio de São Gonçalo, na Região Metropolitana, para buscar as doações. “A gente queria que todos tivessem alimentos todo dia, mas no Natal o esforço é para não deixar ninguém de barriga vazia”, explicou, com alegria de poder ajudar quem precisa.

    Dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) apontam que mais de 116 milhões de pessoas estão vivendo com algum grau de insegurança alimentar no país, ou seja, mais da metade da população já sofreu algum tipo de privação relacionada à alimentação. O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2021”, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com o WFP e outras instituições, aponta que 23,5% da população brasileira esteve em situação de insegurança alimentar moderada ou severa entre 2018 e 2020.

    “Quase 20 milhões de brasileiros vivem em situação de fome. A gente fica triste de saber que isso acontece, mesmo depois de o país ter saído do mapa da fome da ONU. Esse ano, desde que retomamos os trabalhos, em 2017, conseguimos a maior arrecadação”, disse Rodrigo Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania.

    Até agora, foram arrecadados mais de R$ 10 milhões na campanha deste ano. Segundo a organização, cada real é transformado em um prato de comida. As doações continuam até o fim do mês, mesmo depois do Natal, e podem ser feitas pela internet, na página oficial do Natal Sem Fome (www.natalsemfome.org.br).

    A Ação da Cidadania fechou uma parceria com o Rock in Rio para alavancar as doações para o Natal Sem Fome. Até o dia 25/12, a cada R$ 20 em doações através do site, será disponibilizado um cupom para concorrer a um par de ingressos de gramado para a próxima edição do festival em setembro de 2022. Ao todo, a promoção vai sortear 250 pares de ingressos.

    Tópicos