Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Não é a chuva de um feriado que vai resolver o nosso problema, diz Climatempo

    Feriado será marcado por nebulosidade e chuva frequente em boa parte do país

    Ludmila Candalda CNN , em São Paulo

    O fim de semana prolongado será marcado por chuvas frequentes e nebulosidade em parte do país. No entanto, o volume de água previsto ainda não será suficiente para impactar os reservatórios das bacias hidrelétricas, é o que explica a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.

    “Tem chuva? Tem. Nós temos a expectativa de alguns períodos com pancadas até fortes no Cantareira ou mesmo em áreas da bacia do Paraná, que é tão importante para a nossa geração de energia. Mas não é a chuva de um feriado que vai resolver o nosso problema. Outubro é um mês que a gente vai ver essa chuva frequente, mas só vamos começar a sentir a diferença lá no final de novembro, porque está tudo muito seco e demora para se ver o efeito.”

    A meteorologista chama a atenção para o uso consciente de água. “Economia de água é sempre”, afirma. Na análise de Josélia é necessário que a população repense seus hábitos e economize o recurso que será ainda mais escasso para as futuras gerações.

    “Nós estamos numa situação muito grave agora, mas pensa no que você vai ter, inclusive, nas próximas décadas. Nós temos um problema de água mundial, não vai ter água nesse planeta para todo mundo, então pense desde já como eu posso usar melhor a minha água. Pensa nisso sempre, é um pensamento que deve acompanhar a nossa vida daqui para frente.”

    Segundo Josélia Pegorim, o feriado deve ter temperatura bastante amena em todo o estado de São Paulo, especialmente em Sorocaba, grande São Paulo, Vale do Paraíba e no litoral paulista. “As condições para chuva, inclusive na região da grande São Paulo, litoral, Vale do Paraíba, aumentam neste domingo (10). Nós poderemos ter uma chuva de forte intensidade no estado. Também o litoral terá bastante nebulosidade, chuva frequente, e só lá para quarta-feira (13), é que o sol deve voltar a predominar sobre o estado de São Paulo.”

    Tópicos