Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mulheres engravidam cada vez mais tarde no Brasil, diz IBGE 

    Número de congelamento de óvulos aumentou durante a pandemia

    Adriana de Luca, da CNN, em São Paulo

    De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres têm engravidado cada vez mais tarde no Brasil. Nos últimos 10 anos, o aumento na faixa etária que vai dos 35 aos 39 anos foi de 63%, enquanto a taxa de nascimentos entre mães com até 19 anos caiu 23% no mesmo período.

    Por causa da pandemia de Covid-19, muitas mulheres estão adiando os planos para uma gravidez. De acordo com a ginecologista Fernanda Valente, o congelamento de óvulos tem sido uma opção muita procurada para quem quer ter filhos mais tarde. 

    “A procura do procedimento vem aumentando nos últimos anos, mas desde 2020, com o começo da pandemia, percebemos esse um crescimento mais evidente”, diz a médica

    O congelamento de óvulos não é barato e pode custar cerca de R$ 20 mil. Além disso, ainda é preciso pagar uma manutenção, que gira em torno de R$ 1.400 por ano.

    No entanto, essa foi a opção escolhida pela consultora de seguros Mariáh Palácios Rodrigues para engravidar no futuro. “Eu me questionava se iria ser mãe ou não e com o tempo veio esse desejo”, afirma.

    “Mas eu sempre fui muito focada na minha carreira e sinto que ainda não é o momento”, completa. 

    Mulher grávida
    A faixa etária de mulheres que engravidam no Brasil tem crescido nos últimos anos
    Foto: Divulgação / Pixabay