Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MP-RS faz operação contra desvios de doações para vítimas das chuvas em Eldorado do Sul

    Investigação apontou que integrantes da Defesa Civil municipal tinham objetivos eleitorais; dois deles são pré-candidatos

    Luan Leãoda CNN*

    O Ministério Público do Rio Grande do Sul realizou neste sábado (25) uma operação contra desvios de doações para as vítimas das enchentes na cidade de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

    De acordo com denúncias recebidas pelo órgão, membros da Defesa Civil municipal estariam captando os donativos para beneficiar futuros eleitores.

    O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MP-RS cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra três agentes públicos.

    Dos três investigados, pelo menos dois são pré-candidatos nas eleições municipais deste ano, segundo o MP. Os mandados foram cumpridos na casa dos suspeitos, na Prefeitura e em depósitos da cidade. Foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro, entre outros.

    A investigação do Ministério Público apura os crimes de apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública. A Defesa Civil municipal afastou temporariamente os três integrantes, mas eles ainda podem exercer outras funções públicas.

    Ainda neste sábado, após a operação, os promotores se reuniram com integrantes da Prefeitura de Eldorado do Sul e de outros órgãos públicos e com membros do exército. Na reunião, o MP mediou para que os militares assumam as entregas de doações para as vítimas no município.

    Também foi solicitado que a Prefeitura apresente um plano de trabalho para utilização dos recursos públicos já disponibilizados no atendimento às vítimas e na reconstrução da cidade.

    Cidade inundada

    O município de Eldorado do Sul foi um dos mais atingidos pelas cheias dos Rios Guaíba e Jacuí. A água deixou toda a área urbana da cidade completamente inundada.

    Segundo dados da Prefeitura, mais de 30 mil habitantes tiveram que sair de suas casas. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem cerca de 40 mil habitantes.

    *Sob supervisão de Guilherme Niero