Morre Pedro Casaldáliga, bispo emérito conhecido por luta pelos direitos humanos
O bispo faleceu de embolia pulmonar. As informações foram confirmadas pela Congregação dos missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria


Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, conhecido pela luta a favor dos direitos humanos, faleceu, aos 92 anos, na manhã deste sábado (08). A informação foi confirmada pela Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, Prelazia de São Félix do Araguaia e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).
Com problemas respiratórios agravados pelo Mal de Parkinson, Casaldáliga chegou a ser internado na última semana, mas não resistiu as complicações causadas por uma embolia pulmonar.
Leia também:
Morre Walter Malieni, um dos vice-presidentes do Banco do Brasil
Ator Gésio Amadeu morre aos 73 anos vítima da Covid-19
Brasil é o 3º em mortes de ativistas ambientais e dos direitos humanos, diz ONG
O governo do Mato Grosso vai decretar luto oficial de três dias.
“Ele foi um exemplo para todos na luta pelos direitos humanos e contra as injustiças sociais. É uma grande perda para o mundo e seu legado e ensinamentos deverão continuar a ser seguidos por todos”, declarou o governador Mauro Mendes.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, também se pronunciou. “Minhas homenagens a Dom Pedro Casaldáliga, um grande e verdadeiro patriota do povo brasileiro, que agora está no Reino”, postou no Twitter.
Biografia
Nascido em Balsareny, na Catalunha (Espanha), Casaldáliga se mudou para o Brasil aos 40 anos, onde ficou conhecido por sua luta a favor do trabalho pastoral e em defesa aos direitos humanos. Além disso, Casaldáliga também é uma das figuras mais destacadas pela Teologia da Libertação.
Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia desde 1971, Casaldáliga atuou à frente da luta em defesa de grupos indígenas e contra a desigualdade social.
Em nota, as associações Araguaia com o Bispo Casaldáliga, da Catalunha, e a Associação ANSA, de São Félix do Araguaia, lamentam o falecimento do bispo “a quem devemos a nossa fundação e cada um destes 40 anos de existência”.
Ainda, segundo o comunicado publicado pelas instituições, o velório do bispo acontecerá em três locais, tendo início em Batatais, interior de São Paulo, neste sábado (08). Depois, passará por Ribeirão Cascalheira, no Mato Grosso, a partir do dia 10 de agosto. Por fim, o último velório acontecerá em São Félix do Araguaia, também no Mato Grosso.