Morre Paulo César Pereio: “Brilhe nos palcos e telas do céu”, diz Cissa Guimarães sobre o ex-marido
Ator e diretor tinha uma doença hepática em estágio avançado; ele morreu no começo da tarde deste domingo (12) no Rio de Janeiro


A atriz e apresentadora Cissa Guimalhães lamentou a morte do ex-marido Paulo César Pereio, que não resistiu após complicações devido a uma doença hepática.
Ele tinha 83 anos e estava internado desde a madrugada em um hospital do Rio de Janeiro. Eles foram casados entre 1976 e 1990, e tiveram dois filhos.
“Brilhe, como sempre, nos palcos e telas do céu para que todos sejamos abençoados pelo seu talento, sua verdade e sua coragem”, escreveu em publicação no Instagram, onde também chamou Pereio de “grande amor da minha vida”. “Eu era uma menina e você me mostrou o mundo e o nosso amor pelo nosso ofício”, lembrou.
https://www.instagram.com/p/C64lq0Ev-Jm/?igsh=MTA2djZ3YnVjaDNx
Paulo César Pereio nasceu em Alegrete (RS), em 19 de outubro de 1940. Ele atuou em mais de 60 filmes, além de ao menos uma dezena de novelas. Começou a carreira no cinema em 1964, no filme “Os Fuzis”, dirigido por Ruy Guerra.
Além de reverenciar Pereio, Cissa também falou sobre a história que construíram juntos. “Fizemos filhos e história, meu amor. E agora temos nossos lindos netos para continuar esse amor, que será para sempre eterno”, disse.
Visto como rebelde, o ator e diretor foi um defensor da liberdade de expressão e da crítica social. Marcado em filmes de pornochanchada, o ator também foi um dos principais representantes do Cinema Novo, um movimento cinematográfico brasileiro que surgiu nos anos 1960 e que buscou criar um cinema mais realista e crítico em relação à sociedade brasileira.
Pereio vivia no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o início da pandemia de covid-19. Cissa já havia visitado o ex-marido em algumas ocasiões. O sobrenome “Pereio” vem de um apelido de infância por causa da forma de andar. Ele tinha uma doença hepática em estágio avançado e foi internado em um hospital da Barra da Tijuca já em estado grave, e não resistiu.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do ator.