Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre diretor do Inep, general Carlos Roberto Pinto de Souza

    Segundo nota divulgada pela autarquia do MEC (Ministério da Educação), Pinto de Souza "participou ativamente da concepção do Enem Digital

    Sinara Peixoto, da CNN, em São Paulo

    Morreu na tarde desta segunda-feira (11), aos 59 anos, o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), general Carlos Roberto Pinto de Souza.

    Segundo nota divulgada pela autarquia do MEC (Ministério da Educação), Pinto de Souza “participou ativamente da concepção do Enem Digital [Exame Nacional do Ensino Médio] e do Novo Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], principal projeto a que se dedicava nos últimos meses”. 

    Como General-de-Brigada do Exército Brasileiro, Souza Pinto foi comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, chefe do Centro de Defesa Cibernética e gerente do Programa de Sensoriamento e Apoio à Decisão do Programa Estratégico do Exército.

    Também foi representante do Exército no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SETEC) e chefe do Escritório Central do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação do Exército Brasileiro.

    “A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, disse o Inep em nota.

    Nota do Inep

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do órgão desde agosto de 2019. O diretor faleceu na tarde desta segunda-feira, 11 de janeiro, em Curitiba (PR). 

    Carlos Roberto tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. À frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, coordenou as equipes envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros. O diretor participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb, principal projeto a que se dedicava nos últimos meses. 

    A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep.

     

    Tópicos