Mochila é encontrada na área de buscas por desaparecidos no Amazonas
Polícia Civil do estado confirma que a localização do objeto; embarcação foi achada mais cedo
A Polícia Civil do Amazonas informou neste domingo (12) que uma mochila foi encontrada na área das buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e pelo jornalista inglês Dom Phillips, desparecidos há uma semana na região do Vale do Javari, no oeste do estado.
Ainda não há confirmação de que o objeto pertence a um dos desaparecidos.
Mais cedo, a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) informou que foi encontrada uma embarcação na região das buscas.
Pereira é funcionário licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio). Phillips trabalha para o jornal “The Guardian”.
Equipes da Operação Javari, que fazem as buscas, encontraram no sábado (11) um local onde vestígios foram observados – como a beira de um barranco onde uma embarcação poderia ter sido arrastada. Próximo a esse local foi encontrada a embarcação, que foi encaminhada, assim como as informações sobre o achado, para a Polícia Federal.
A PF ainda não informou se a embarcação pertence a Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, preso temporariamente por determinação da Justiça por suspeita de envolvimento no desaparecimento da dupla.
Material examinado
Na sexta-feira (10), equipes que integram a Operação Javari localizaram “material orgânico aparentemente humano” no Rio Itaquaí, próximo ao porto de Atalaia do Norte, no Amazonas.
O conteúdo foi encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Também serão analisadas no instituto amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo, apreendida na quinta-feira (9.
Também no sábado, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiu uma resolução com solicitações ao governo brasileiro a respeito do paradeiro da dupla.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”796519″ title_galeria=”Buscas por indigenista e jornalista desaparecidos na Amazônia”/]