Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministério da Justiça vai incorporar programa do Piauí para diminuir roubos de celulares no Brasil

    Aplicativo foi criado em dezembro de 2023 e já ajudou a recuperar 7.000 aparelhos no estado, segundo o governo estadual

    Rafael SaldanhaBeto Souzada CNN

    O Ministério da Justiça e da Segurança Pública anunciou que irá incorporar o aplicativo Cellguard, do governo do Piauí, para ajudar na redução de roubos e furtos de celulares no Brasil. A tecnologia do Cellguard será incorporada ao programa Celular Seguro, do governo federal.

    O Cellguard como um banco de dados com o número de identificação (IMEI) de todos celulares cadastrados pelos proprietários, o que permite o rastreamento dos telefones.

    A diferença entre o Celular Seguro e a iniciativa nordestina é a preservação do aparelho eletrônico. Em caso de roubo ou furto, a plataforma do governo federal bloqueia a linha telefônica, o acesso a serviços financeiros e o próprio aparelho, tornando-o um “pedaço de metal inútil”.

    Já o app piauiense pode preservar a integridade do celular, desde que ele esteja cadastrado no aplicativo. Quando o aparelho volta a ser ligado, mesmo que com outro chip, o programa o identifica pelo IMEI.

    Em seguida, a operadora telefônica começa a enviar mensagens alertando que o telefone foi roubado ou furtado e deve ser devolvido em uma delegacia, sob risco de o portador sofrer sanções legais.

    O governo federal oficializou um protocolo de intenções com o governo estadual durante um evento em Brasília, no último dia 1° de julho.

    Aplicativo Cellguard

    O app foi desenvolvido pelo setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e lançado em setembro de 2023. Ele é utilizado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e concentra todo o processo de trabalho, busca, localização e recuperação de celulares no estado.

    No dia 11 de junho, o secretário de Segurança Pública piauiense, Chico Lucas, recebeu representantes de 11 estados para apresentar o aplicativo. Ele afirmou que foram 18 estados interessados em conhecer o programa.

    Durante o encontro, o delegado Matheus Zannata, superintendente de Operações Integradas da SSP, afirmou que o app ajudou a resgatar mais de 7 mil celulares no Piauí.

    Além do Cellguard, todos os policiais do estado possuem o aplicativo Lupa Bot instalado em seus telefones. Com ele, a polícia pode verificar se um celular tem restrição de roubo ou furto, por meio de uma foto do número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que é o número de registro de cada aparelho.

    Resultados

    O destaque no rastreamento, recuperação e devolução dos aparelhos aos seus donos levou a entrega voluntária de 8 mil aparelhos às autoridades policiais, nos primeiros seis meses de 2024.O estado tem o menor registro de roubo diário desde janeiro de 2022, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

    Nos primeiros seis meses de 2023, foram contabilizados 7.284 casos, enquanto em 2024 o número caiu para 4.431, uma redução de 39,17%. Em relação ao furto de celulares, os dados mostram uma queda de 13,16% , com 2.877 casos em 2024, comparados aos 3.313 casos registrados no mesmo período do ano anterior.

    Os resultados do projeto atraiu a atenção de outras unidades federativas. Até o momento, 18 estados demonstraram interesse em conhecer o aplicativo. O ministro Ricardo Lewandowski instituiu um grupo de trabalho para elaborar o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares e ampliar as funcionalidades do Programa Celular Seguro, a partir da iniciativa piauiense.

    Tópicos