Metrô e CPTM começam a desativar bilheterias nesta sexta-feira (8) em São Paulo
Expectativa do governo paulista é que todas as bilheterias físicas nas estações sejam fechadas até o final de 2021


O governo de São Paulo vai iniciar o encerramento gradual das bilheterias físicas nas estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a partir desta sexta-feira (8).
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), agora os bilhetes poderão ser comprados pelos canais digitais, nas máquinas de autoatendimento e em estabelecimentos ao redor das estações.
A expectativa é que todas as bilheterias sejam desativadas até o final de 2021, e que, a partir do ano que vem, os usuários dos transportes utilizem o bilhete digital.
Os cartões BOM e Bilhete Único continuam funcionando, e quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel nas bilheterias físicas também poderá utilizar normalmente nas catracas.
Nesta sexta-feira (8), o funcionamento das bilheterias será reduzido nas estações Belém, da Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, apenas ao horário de pico. O serviço vai funcionar das 6h às 10h, e das 16h às 20h.
No próximo dia 15, as bilheterias dessas estações serão totalmente desativadas, segundo o governo paulista. O cronograma completo será divulgado nos próximos dias.
A medida faz parte de um plano de substituição das bilheterias tradicionais por meios digitais. Segundo a secretária de transportes, ela será tomada para reduzir custos operacionais, podendo gerar uma economia de até R$ 100 milhões por ano.
O governo paulista informou que os funcionários das bilheterias serão realocados para outras funções dentro das estações.
Como comprar bilhetes do Metrô e CPTM?
O bilhete unitário digital, que substituirá o físico, poderá ser comprado pelo aplicativo chamado TOP, que funciona com um “QR Code”. A passagem pode ser adquirida tanto em aplicativo de celular quanto impresso nas máquinas de autoatendimento nas estações do Metrô e da CPTM. A modalidade está disponível desde dezembro de 2020.
Segundo o governo paulista, a Secretaria de Transportes Metropolitanos trabalha no credenciamento de estabelecimentos fora das estações para a venda dos bilhetes. Hoje são cerca de 2 mil estabelecimentos em São Paulo e na Região Metropolitana, segundo a STM.
Onde comprar os bilhetes:
WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200)
Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX
Aplicativo TOP (Android e IOS)
Forma de pagamento: Crédito, Débito (consulte no app as bandeiras aceitas)
Máquinas de Autoatendimento (ATM)
Forma de pagamento: Débito
Estabelecimento Comerciais Parceiros
Forma de pagamento: Débito, Crédito, Dinheiro (consulte no local a forma aceita)
Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação “Aqui tem TOP”.