Mercados se preparam para decisões de juros dos principais BCs do mundo
Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com balanço dos assuntos que influenciam mercados, finanças e economia
A semana começa com os mercados de olho nas decisões dos principais bancos centrais do mundo sobre as taxas de juros.
A quarta-feira, apelidada de “super-quarta”, reserva reuniões de política monetária do Federal Reserve System (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco Central (BC) daqui.
A expectativa é que, nos Estados Unidos, o Fed eleve a taxa de juros de referência em 0,75 p.p., embora tenha quem espere um movimento mais agressivo, de 1 p.p., frente aos dados de inflação que vieram acima do esperado na semana passada.
Já no Brasil, a grande maioria dos analistas ouvidos pelo mercado aposta na manutenção da taxa Selic em 13,75%. Há uma parcela minoritária que vê uma leve mexida para cima, a 14%, uma elevação muito mais simbólica do que monetária. Este é o maior ciclo de alta de juros promovido pelo BC desde a adoção do sistema de metas para a inflação em 1999 — em março de 2021, a Selic estava em 2%.
Na quinta-feira, enquanto digerem as decisões do dia anterior, os mercados também se voltam para Japão e Reino Unido. Enquanto o banco central japonês deve manter a taxa de juros em patamar negativo, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) já ensaia um movimento de elevação em 0,50 p.p., a 2,25%.
Vivendo seu pior momento em quatro décadas, o Reino Unido experiencia uma coincidência histórica: enquanto se despedem da Rainha Elizabeth II e se acostumam com o novo governo, encabeçado por Liz Truss, os britânicos também testemunham uma escalada inflacionária que pode atingir 14% ao final do ano, segundo previsões do próprio BoE.
O episódio desta segunda-feira trata das expectativas para as decisões dos Bancos Centrais e o que o futuro reserva para a dinâmica dos mercados. Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.
*Publicado por Tamara Nassif