Mercados entram em ritmo de espera antes de discurso de Powell em Jackson Hole
Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com balanço dos assuntos que influenciam mercados, finanças e economia
O mercado acionário vive uma volatilidade expressiva neste momento, à medida em que investidores aguardam sinais derradeiros sobre a trajetória da taxa de juros dos Estados Unidos.
Começa, nesta quinta-feira (25), o simpósio anual do Federal Reserve System (Fed, o banco central norte-americano) em Jackson Hole, e as expectativas recaem sobre o discurso do presidente da autarquia, Jerome Powell, que deve acontecer na manhã da próxima sexta-feira.
Olhos de todo o mundo aguardam para ver como a política monetária dos EUA vai lidar com o paradoxo posto no último mês, entre uma atividade econômica que dá demonstrações claras de perda de ritmo e uma inflação que pode já ter alcançado um pico e, agora, começa a recuar. São sinalizações que os mercados internacionais — inclusive do Brasil e da Europa — precisam entender para alocar capital com menos incerteza.
Voltando ao território nacional, está em curso o terceiro capítulo da tentativa do governo federal de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que, por pressão de políticos da Amazônia e do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou um novo decreto aumentando a lista de produtos excluídos da redução de 35% do IPI.
Agora, são 170 excluídos, em tentativa de proteger e blindar a competitividade da Zona Franca de Manaus.
Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.