Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercado no Rio vendia sabão em pó falsificado; 18 toneladas são apreendidas

    Localizado na zona norte da capital fluminense, estabelecimento foi multado

    Catarina Nestlehnerda CNN* , em São Paulo

    Cerca de 18 toneladas de sabão em pó falsificados foram apreendidos durante uma operação de fiscalização realizada no supermercado Megabox, na zona norte do Rio de Janeiro. A operação foi realizada na última terça-feira (30) e o estabelecimento flagrado cometendo a irregularidade fica na avenida Brasil, no bairro de Olaria.

    A operação foi feita depois de a Secretaria de Estado de Defesa Consumidor ter recebido denúncias sobre a falsificação. Após obterem essa informação, fiscais passaram a rastrear os produtos da marca Omo.

    Veja a diferença entre os produtos:

    Na caixa verdadeira, é possível observar o holograma da fabricante Unilever com o auxílio da luz negra. Já na falsa, mesmo com a luz, não há holograma, diz o subsecretário de Estado de Defesa do Consumidor, Alessandro Carracena.

    De acordo com a pasta, o produto falso é lacrado com cola quente, enquanto o verdadeiro é fechado de forma industrial, não deixando marcas. “No campo de data de validade da caixa falsa, só de passar o dedo será notado que a tinta sai, mostrando a má qualidade da réplica”, acrescenta a secretaria. Veja abaixo:

    Na embalagem falsificada, informação sobre a validade do produto desbota com facilidade
    Na embalagem falsificada, informação sobre a validade do produto desbota com facilidade / Divulgação

    A pasta destaca ainda que, na embalagem original, o serrilhado de abertura vai até o final da informação “puxe” e a lingueta de abertura é picotada. Na caixa falsificada, ela é inteiriça e o serrilhado vai até o final da caixa, complementa a pasta.

    Na embalagem falsificada, fechamento é feito de modo grosseiro com cola quente
    Na embalagem falsificada, fechamento é feito de modo grosseiro com cola quente / Divulgação

    “Considerando o grande número de produtos falsos no mercado atualmente, algumas marcas têm criado alguns dispositivos de identificação justamente para garantir a veracidade do que é vendido ao consumidor”, diz a secretaria.

    O supermercado foi autuado e será aberto um processo administrativo para apurar e aplicar as medidas cabíveis. Ninguém foi preso.

    A CNN procurou a empresa Megabox, mas não obteve retorno.

    * Sob supervisão

    Tópicos