Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Menino que diz sonhar em ser surfista salva primo bebê de afogamento

    Bernardo, de 8 anos, é aluno no projeto Surf Escola e é conhecido pelo grupo como futuro Medina

    Manoela Carluccida CNN , em São Paulo

    Durante uma confraternização na casa de Renata Cristina Rios no último sábado (25), em Mongaguá (SP), um bebê de 1 ano e 9 meses de idade caiu na piscina, e Bernardo, filho de Renata, pulou na água para salvá-lo.

    A CNN conversou com a mãe do menino e obteve acesso a imagens de câmeras de segurança que filmaram o momento (veja abaixo).

    Na ocasião, parte da família estava no quintal da residência, quando o bebê pulou uma cerca que protegia a entrada da piscina e caiu na água.

    Imagens obtidas pela CNN mostram o exato momento em que Bernardo vê o bebê, seu primo, e pula na piscina para salvá-lo. A mãe diz que tudo aconteceu muito rápido e que alguns adultos, quando notaram, correram para salvar a criança também, mas o garoto foi mais rápido.

    “Foi um susto. Graças a Deus ficou tudo bem. Ele (Bernardo) é surfista e já é competidor. Ele faz parte aí de um projeto que existe aqui na cidade de Mongaguá que é um projeto social, e foi daí que ele desenvolveu um pouco das habilidades do mar e tudo mais”, conta Renata.

    “Eles também têm todo um preparo com relação aos primeiros socorros”, completa.

    Veja o momento do salvamento:

    Sonho no surf

    Renata diz que seu filho sonha em ser surfista. “Ele é aluno do projeto Surf Escola, que é uma criação de uma ONG, de 2016, que atende 70 crianças na cidade de Mongaguá”, destaca.

    O professor de Bernardo no projeto, Júlio César, afirma que o menino promete ser um futuro Gabriel Medina. “Em todos os campeonatos que participa, na idade dele, ele está ficando em segundo, terceiro colocado”, relata.

    Além disso, ressalta acreditar que ele seja muito precoce para a idade: “Tem um futuro muito grande”.

    Bernardo tem o sonho de ser surfista
    Bernardo tem o sonho de ser surfista / Reprodução

    Nas aulas, Bernardo, além de aprender a surfar, recebe ensinamentos de primeiros socorros, de como agir em situações de perigo e sobre salvamento aquático com profissionais do Corpo de Bombeiros.

    Renata diz acreditar que isso ajudou o menino a ter o raciocínio rápido de pular e salvar o primo que se afogava.

    Na segunda-feira (27), os instrutores do projeto premiaram Bernardo com um Certificado de Ato de Honra pelo salvamento. Eles destacaram o feito do garoto, que chamaram de “ato heroico”.

    Sobre o projeto

    O projeto Surf Escola foi criado com o intuito de agregar conhecimentos para além da prática do surf, explica Júlio. “Nós ensinamos para eles o que é cidadania, disciplina e solidariedade”, ressalta.

    Para ter acesso às aulas, o aluno precisa apresentar seu boletim escolar. A permanência no curso depende da entrega de atividades e trabalhos dele tanto no colégio, quanto no Surf Escola.

    O professor conta que todo ano leva cerca de oito alunos para acompanhar a Etapa Mundial de Surfe em Saquarema. As crianças selecionadas são aquelas com os melhores boletins escolares. “Então é mérito do aluno conseguir uma viagem para conhecer os campeões mundiais”, observa.

    O projeto conta com o apoio da ONG Sport Vida, da GB Mar, e atende setenta crianças na cidade de Mongaguá e outras sessenta em Praia Grande.

    *com informações de Vital Neto, da CNN

    Veja Bernardo surfando:

    Tópicos