Menino de 9 anos viaja sozinho de Manaus para SP ao entrar escondido em avião
Menor desacompanhado, que entrou em aeronave sem ser percebido, já retornou para Manaus, onde está com a família
Uma criança de nove anos, encontrada no sábado (26), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, viajou sozinha de Manaus (AM) após entrar escondida em um avião. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Amazonas, que recebeu o contato de uma companhia aérea assim que identificou a presença do menor desacompanhado que já retornou para Manaus, onde está com a família.
Emanuel Marques de Oliveira, 9, foi ouvido pela equipe da polícia, que também analisou imagens das câmeras de segurança do aeroporto. A investigação apontou que a criança agiu sem a ajuda de adultos e realizou buscas na internet sobre como entrar em um avião despercebido.
De acordo com a polícia, a criança não tem histórico de violência familiar, tendo informado que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo com outros familiares. A família da criança também foi ouvida e ela se encontra sob a tutela dos pais.
Em nota, a Latam informou que o menor foi identificado no voo LA3168, que fez o trajeto Manaus – São Paulo, na tarde de sábado (26), com desembarque às 21h09.
Assim que o menor foi localizado sem identificação e desacompanhado, a companhia acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar, que encaminhou a criança para um abrigo enquanto a recondução para Manaus era providenciada.
O menor reembarcou em um voo no domingo (27), que chegou às 11h45 em Manaus, onde foi recepcionado pelas autoridades locais e a família.
“Após investigações internas junto ao sistema de segurança do aeroporto de Manaus, a empresa lamenta o ocorrido e informa que medidas de segurança já estão sendo reforçadas e tomadas para garantir que este tipo de situação não volte a ocorrer”, diz trecho da nota da Latam.