Memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 é inaugurado na avenida Paulista
A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 instalou um painel de mais de 20 metros na avenida, onde familiares e amigos se reuniram para homenagear os quase 700 mil mortos pela doença
A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) inaugurou neste domingo (23) um memorial em homenagem aos quase 700 mil mortos pelo coronavírus no Brasil.
O painel de cerca de 20 metros foi instalado na Avenida Paulista, próximo à CNN Brasil em São Paulo, e contou com a presença de familiares e amigos que se uniram deixando mensagens, flores e orações.
A associação foi fundada pelo advogado Gustavo Bernardes e pela assistente social Paola Falceta em abril de 2021, na cidade de Porto Alegre. Os dois foram infectados pelo vírus. Bernardes chegou a ser intubado em 2020 e Falceta perdeu a mãe devido a complicações da Covid.
“O memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 na Av. Paulista hoje foi marcado por muitos abraços, lágrimas, solidariedade, empatia, resistência, revolta com os intencionais e sistemáticos ataques da gestão federal contra a saúde da população, boicote até hoje a vacinação (exemplos das crianças menores de 6 meses), e a negação da nossa existência!”, escreveu a Avico em sua conta oficial no Instagram.
“Ainda que estejamos constituídos legalmente (com CNPJ), não somos uma empresa ou escritório de advocacia, não temos sede ou funcionários. Somos todos trabalhadores que paralelamente oferecem seu apoio e conhecimento solidária e coletivamente a outros como nós”, afirmam os fundadores da associação.
“Decidimos não ficar parados assistindo o Estado brasileiro contribuindo com o adoecimento e morte de nosso povo pela covid-19.”
Quase 2 mil familiares de vítimas e sobreviventes da Covid-19 em 24 estados contribuem com a Avico, além de parcerias com outros grupos.
Dados das secretarias estaduais de saúde coletados via consórcio de veículos de imprensa apontam uma média móvel de mortes de 69 nos últimos 7 dias, variação de -5% em comparação aos últimos 7 dias.
No Brasil, os casos confirmados somam 34.830.752.