Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MEC reconhece falhas na divulgação de resultados do Sisu

    Caso está sendo apurado; No dia anterior à publicação oficial, sistema foi aberto para consultas com informações provisórias

    Leonardo Ribbeiroda CNN

    O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta sexta-feira (2), que os resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram divulgados indevidamente no dia 30 de janeiro. Segundo a pasta, os dados foram disponibilizados para consulta durante 25 minutos.

    “A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, completa a nota do ministério.

    No período em que o sistema ficou aberto para consulta, por volta das 9 horas da manhã, alguns estudantes receberam informações diferentes das divulgadas oficialmente no dia seguinte.

    De acordo com o MEC, na edição deste ano, o processo seletivo recebeu mais de 2 milhões de inscrições para 264 mil vagas, em mais de 6,8 mil cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior, que aderiram ao programa.

    Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas, que trata do acesso à educação superior de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

    Matrículas

    Os estudantes selecionados na primeira chamada do Sisu devem fazer matrícula na instituição de ensino até o próximo dia 7, pelo mesmo Portal Único de acesso ao sistema.

    O MEC alerta que é de responsabilidade do candidato observar os procedimentos e a documentação necessários para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos em edital próprio, de cada instituição.

    O edital prevê ainda que a universidade ou faculdade deve oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição. E não podem ser cobradas quaisquer taxas relativas ao processo seletivo, pelas instituições de ensino.

    Tópicos