MEC divide regiões por cores para retomada das aulas
Com base nessas recomendações, todos os lugares aptos poderiam retomar as aulas ainda neste ano, de acordo com técnicos do ministério ouvidos pela coluna



O Ministério da Educação deve lançar nesta quarta-feira (7) o plano de retomada das aulas que estão paralisadas ou atrasadas devido à pandemia.
A CNN apurou que a pasta organizou uma escala de cores para mensurar a gravidade do coronavírus em cada região. Azul para transmissão zero, verde para casos esporádicos, amarelo para transmissão local e vermelho para transmissão comunitária. A cada cor, um protocolo diferente sobre como o retorno às aulas deve ocorrer.
Assista e leia também:
Aulas em universidades na cidade de São Paulo serão retomadas em 7 de outubro
Preocupação é com assintomáticos, diz secretário sobre volta às aulas em SP
Pesquisa indica que 26% das cidades de SP não retomarão aula presencial em 2020

MEC divide regiões por cores para retomada das aulas
Foto: CNN (23.set.2020)
Não cabe ao MEC determinar essa volta à sala de aula. O material traz sugestões. A decisão é de estados e municípios.
Mas, com base nessas recomendações, todos os lugares aptos poderiam retomar as aulas ainda neste ano, de acordo com técnicos do ministério ouvidos pela coluna.
A proposta inclui ações de suporte às escolas pelo Ministério da Educação, medidas gerais de proteção e prevenção à Covid-19, medidas sociais em saúde e medidas pedagógicas.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação contribuíram na elaboração do guia.
Haverá uma coletiva na quarta-feira para explicar mais detalhes.