Matrículas antecipadas nas escolas de SP começam nesta terça (6)
Governo antecipou para esta terça o início do prazo para pais ou responsáveis manifestarem interesse; quem já estuda na rede tem até o dia 16 para fazer opção



O governo de São Paulo antecipou para esta terça-feira (6) as matrículas para o ano letivo de 2021 nas escolas estaduais.
O prazo para alunos que já estudam na rede vai até 16 de outubro. Para os que ainda não fazem parte da rede estadual o limite de matrícula vai até o dia 30.
“Pais interessados podem procurar qualquer escola estadual, as diretorias de ensino ou os postos do Poupatempo”, afirmou, na segunda-feira (5), o governador João Doria (PSDB), ao anunciar a antecipação das matrículas.
O secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse que os pais ou responsáveis também podem usar o aplicativo Minha Escola SP, disponível para Android e iOS, ou acessar o site da secretaria para manifestar o interesse na matrícula.
Assista e leia também:
Secretário de Educação defende aula presencial em SP: ‘Fundamental retornar’
Governo de SP confirma volta às aulas em duas datas, 7/10 e 3/11; entenda
Do transporte ao intervalo: governo de SP define diretrizes para volta às aulas
“Preferencialmente, sempre de forma digital. Isso já é algo que trabalhamos desde o ano passado e estamos aumentando”, afirmou.
“Na matrícula, temos algo importante, as opções a mais que os estudantes podem ter no momento da escolha, que são quatro: escolas em tempo integral, 4º ano do ensino médio, Novotec – parceria com o Centro Paula Souza voltada aos concluintes do 9º ano –, e o centro de estudos de língua, ofertado para alunos do 7º ano.”
Volta das aulas presenciais
O governo paulista também confirmou a manutenção da volta das aulas presenciais, de forma opcional, a partir da quarta-feira (7).
“O plano da retomada opcional das aulas presenciais está mantido para alunos do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O governo decidiu retomar os ciclos porque são os mais afetados pela evasão escolar”, disse Doria.

O governador ressaltou que a retomada dessa atividades está condicionada a autorização dos prefeitos de cada um dos municípios do estado, já que as prefeituras têm autonomia para decidir se vão ou não adotar o cronograma.
“Lembrando que começamos atividades presenciais nas nossas escolas no dia 8 de setembro, de forma opcional (…) e a partir do dia 7 de outubro estão autorizadas aulas, totalmente opcionais, para ensino médio e para EJA”, disse o secretário da Educação.
Soares disse que a expectativa do governo é que pelo menos 400 escolas retomem as atividades na quarta-feira.
(Com informações de Giovanna Bronze, da CNN, em São Paulo)