Mais de mil presos são transferidos no RJ após descoberta de túnel em Bangu
Os detentos estavam no Instituto Penal Vicente Piragibe; local vai passar por reformas
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) transferiu, nesta sexta-feira (6), os 1.063 presos que estavam no Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Moniz Sodré. Ambos fazem parte do Complexo de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro.
A medida foi adotada após a descoberta, na última segunda-feira (2) de que os presos trabalhavam na escavação de um túnel que seria usado para a fugir do Instituto Penal Vicente Piragibe. Segundo informações da Secretaria de Inteligência do Sistema, a escavação do túnel foi autorizada por uma facção criminosa.
Para a remoção dos detentos, a Seap mobilizou cerca de 250 policiais penais, além de três ônibus, duas vans, dois furgões e 17 viaturas.
A pasta informou que o local onde o túnel foi construído passará por obras e a penitenciária passará a abrigar presos em regime semiaberto que pertencem a outra facção criminosa.
Segundo a administração, os internos foram transferidos para uma unidade que tem uma estrutura física que dificulta ações de fuga.
O secretário geral da Seap, Leonardo Franceschin, afirmou que, após a transferência, a unidade ficará temporariamente interditada para adequações na infraestrutura e reforço na segurança.
O túnel construído pelos presos será concretado e o diâmetro das tubulações da rede de esgoto será reduzido para dificultar novas fugas.