Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 6700 pinguins passaram pelo Brasil este ano

    Projeto de Monitoramento de Praias registrou quantidade 20% maior do que a do ano passado

    Adriana Freitasda CNN* , Rio de Janeiro

    A temporada de migração da espécie Pinguins de Magalhães no litoral brasileiro está terminando. De junho a novembro, estes animais migram para o Brasil e até o momento, 6747 pinguins foram contabilizados pelos Projetos de Monitoramento de Praias, da Petrobras como exigência para o licenciamento ambiental do Ibama.  

    É uma quantidade 20% maior do que a do ano passado, quando foram registrados 5.657 pinguins, no mesmo período. Muitos chegam ao litoral brasileiro debilitados ou mortos. Os animais encontrados vivos são avaliados e, quando necessário, são encaminhados para receberem atendimento veterinário. 

    Pinguins migram para o Brasil / Divulgação/Petrobras

    “O encalhe de pinguins normalmente ocorre da costa do Espírito Santo ao Sul do país e este número pode variar de um ano para o outro.”, explica Denise Almeida, consultora em Biodiversidade da Petrobras. 

      

    O Projeto de Monitoramento de Praias foi implantado em 2009 e o trabalho na Bacia de Santos, por exemplo, que monitora as regiões de maior incidência de pinguins, existe há seis anos.  

    “Esta base de dados que estamos construindo ao longo do tempo é importantíssima, pois contribui para a comunidade cientifica entender as peculiaridades da biodiversidade marinha do nosso litoral e, assim, auxiliar na sua preservação”, afirma Denise. 

     

    Brasil recebe Pinguins de Magalhães/ Reprodução/Petrobras

    Santa Catarina é o estado com maior incidência, com 4741 pinguins monitorados; seguido do Paraná, com 1028 e São Paulo, com 869. Os pinguins normalmente chegam nas unidades de tratamento apresentando hipotermia (temperatura abaixo do normal), hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e desidratação. Após a reabilitação, com a estabilização do quadro clínico, retornam ao habitat natural. Antes de serem devolvido ao mar, eles recebem um chip que permite o acompanhamento, caso reapareçam no litoral brasileiro. 

    Tópicos