Lei pode reduzir prazo de avaliação de vacina no Brasil e mais de 9 de dezembro
As notícias mais importantes do começo desta quarta-feira, 9 de dezembro
O possível uso de uma lei que obrigaria a Anvisa a avaliar em até três dias uma vacina contra a Covid-19, a escalada do número de casos do novo coronavírus no Brasil e a criação do programa Casa Verde e Amarela são alguns dos destaques da manhã desta quarta-feira, 9 de dezembro.
Análise da vacina
A Lei 14.006, de 2020, pode ser usada para reduzir, e muito, o prazo que a Anvisa terá para avaliar uma possível vacina contra a Covid-19. A regra obriga a agência a avaliar em até 72 horas, ou três dias corridos, quaisquer materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área de saúde que tenham sido aprovados por quatro agências estrangeiras consideradas referências. A regra estabelece que, caso a Anvisa não analise o pedido neste prazo de três dias, a autorização vai ser concedida automaticamente.
Aumento de casos
O último levantamento feito pelo Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus mostra que 842 pessoas morreram por Covid-19 nas últimas 24 horas. Este é o maior aumento diário desde 14 de novembro, quando morreram 921 pessoas. Nos últimos sete dias, a média móvel de óbitos foi de 620.
Casa Verde e Amarela
O Senado aprovou a medida provisória que cria o programa Casa Verde e Amarela. Com isso, o Minha Casa, Minha Vida vai ser substituído. O texto aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Prêmio
A CNN Brasil recebeu mais um reconhecimento do mercado publicitário. Venceu a categoria veículo de comunicação do ano no especial Melhores do Propmark 2020. Na semana passada, a CNN já havia vencido o prêmio Caboré na categoria veículo de comunicação, produtor de conteúdo.
Vacina nos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto para que o país tenha prioridade para receber as vacinas contra a Covid-19 produzidas por farmacêuticas americanas.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Publicado por: André Rigue)