Jovem sufocado por PM poderia ser repetição do caso George Floyd, diz ouvidor
"É uma situação inadmissível e poderia ter sido pior, pois poderia ser o caso George Floyd se repetindo no Brasil. Felizmente não aconteceu", disse Elizeu Lopes
O ouvidor das polícias de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, avaliou, em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (22), que o caso do jovem sufocado por um policial militar durante uma abordagem em Carapicuíba, na Grande São Paulo, poderia ter tido o mesmo fim da história de George Floyd.
“É uma situação inadmissível e poderia ter sido pior, pois poderia ser o caso George Floyd se repetindo no Brasil. Felizmente não aconteceu”, disse ele, fazendo referência à morte do homem negro, de 46 anos, que foi sufocado pelo joelho de um policial branco, na cidade de Minneapolis, no estado norte-americano de Minnesota.
Leia e assista também:
Vídeo mostra policiais sufocando jovem durante abordagem na Grande São Paulo
Caso George Floyd desencadeia protestos em pelo menos 140 cidades nos EUA
Para Lopes, “são chocantes e estarrecedoras” as imagens da abordagem policial. “Nós estamos em um momento muito triste do mundo – com acirramento da violência e da intolerância – e não podemos admitir ver cenas de policiais – que têm o papel de proteger as pessoas e salvar vidas (e, na sua grande maioria, o fazem) – agindo com truculência contra a população”, avaliou Lopes.
O ouvidor informou que, na quinta-feira (25), será realizada uma reunião que tratará de abuso policial com a participação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) e a cúpula da Polícia Militar.
“Será uma resposta concreta [ao caso], porque estamos vendo que não são casos isolados, pois são vários”, disse ele, que classificou que a atitudes desses agentes são “absolutamente fora da lei e do figurino legal”.
“É preciso ter punição exemplar, pois não podemos conviver, de forma alguma, com abuso de polícia. A polícia é para proteger as pessoas, para dar guarida à população e precisamos urgentemente criar uma cultura de paz no nosso estado e no nosso país”, concluiu.
O caso
Um vídeo registrou o momento em que um policial militar agride, sufoca – com um dos joelhos no pescoço – e enforca até deixar desacordado um jovem de 19 anos na Vila Silviania, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, no fim de tarde de domingo (21).
Nas imagens, é possível ver que Gabriel Nunes Nonato de Sousa é agredido, cai no chão e depois tem no pescoço pressionado por alguns minutos, enquanto estava deitado no asfalto. Já na calçada, o policial enforca o jovem até deixá-lo desacordado.
Em contato com a CNN, Gabriel contou que estava em uma moto com um amigo, quando os PMs subiram a rua e jogaram as motocicletas policiais contra eles.
Gabriel afirma que pulou da moto em que estava, para não se machucar e, foi nesse momento, que a abordagem ocorreu. Ele ainda relatou que desmaiou três vezes e começou a se debater para conseguir respirar. Após as agressões, os jovens foram levados para o 1º DP de Carapicuíba.
Em nota à CNN, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) disse que analisa o caso. “A Polícia Militar informa que dois homens em uma motocicleta foram abordados na tarde deste domingo (21), em Carapicuíba, após desrespeitarem a ordem de parada e colidirem contra a viatura”.
“O condutor foi socorrido ao PS e posteriormente encaminhado ao 1º DP do município, onde o caso foi registrado. Neste momento (22h40), os policiais envolvidos na ocorrência já estão sendo ouvidos, e as imagens citadas analisadas pela instituição, que adotará as providências cabíveis, após análise dos fatos”, diz o comunicado da SSP-SP”.
(Edição: Leonardo Lellis)