Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jovem morre eletrocutado no festival “I Wanna Be Tour” no Rio de Janeiro

    A vítima, identificada como João Vinícius Ferreira Simões, de 25 anos, teria recebido a descarga elétrica ao encostar em um food truck

    Julia Fariasda CNN*

    Um jovem morreu após ser eletrocutado durante o festival “I Wanna Be Tour”, na madrugada deste domingo (10), no Riocentro, na zona oeste do Rio. A vítima, identificada como João Vinícius Ferreira Simões, de 25 anos, teria recebido a descarga elétrica ao encostar em um food truck da praça de alimentação do evento.

    Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que está investigando as circunstâncias da morte de João Vinicius e que, apesar de o local não ter sido preservado até a chegada da polícia, a perícia será realizada e eventual prejuízo para as investigações será objeto de responsabilização na forma da lei. Ainda segundo o órgão, os organizadores do evento e outras testemunhas serão chamados para prestar depoimento e diligências estão em andamento para apurar os fatos.

    À CNN, uma testemunha relatou o que teria acontecido. Ela afirmou que após o show da banda “A Day To Remember”, a chuva se intensificou e os espectadores recorreram ao espaço da praça de alimentação para se abrigar.

    A equipe do festival decidiu adiar a entrada de uma das apresentações por conta da chuva, quando uma gritaria se instaurou no local. De acordo com a testemunha, os gritos tinham origem em um food truck.

    ”Vi o rapaz que veio a óbito caído no food truck, de braços cruzados e paralisado […] Cerca de um a dois minutos depois, a energia do estabelecimento foi cortada, algumas pessoas se aproximaram do local e afastaram a vítima da estrutura. Ele estava desfalecido, e um rapaz do público começou a realizar massagem cardíaca”, afirmou o jovem à CNN.

    Ainda segundo esta testemunha, logo em seguida, dois funcionários do evento se aproximaram e conduziram a vítima para uma ambulância que estava apostos para emergências durante o festival, estacionada atrás dos food trucks presentes no local.

    Nesse momento, a testemunha solicitou o isolamento do local, uma vez que visualizou que a fiação ainda estava submersa próxima ao meio-fio.

    “Cerca de 15 a 20 minutos após a vítima receber a descarga elétrica, cortaram a energia o geral que alimentava os food trucks. Um despreparo total”, relatou o frequentador do festival à CNN.

    De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, a corporação foi acionada para a ocorrência. No local, a equipe constatou a morte de João Vinícius. Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, mas não resistiu. O caso foi registrado na 42ªDP.

    A Secretaria Municipal da Saúde do Rio afirmou que o paciente chegou ao hospital mencionado em parada cardiorrespiratório e morreu no local.

    Já a Secretaria Estadual da Saúde disse que não há registros de atendimento à vítima pelo SAMU. A pasta informa que João Vinícius foi atendido apenas pela equipe médica do evento.

    O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro afirmou que não foi acionado para a ocorrência.

    A primeira edição da turnê teve início no dia 2 deste mês, no estado de São Paulo. Até então, o festival passou por outras cidades do país, e contou com a participação de nomes importantes do Pop Punk e do Emo nacional e internacional, como Fresno, Simple Plan, Pitty, NX Zero e Boys Like Girls.

    Em nota publicada nas redes sociais, a organização do evento confirmou que o jovem foi atingido por uma descarga elétrica.

    Segundo o comunicado, uma forte chuva atingiu a cidade durante a realização do festival e as pessoas foram se abrigar em uma marquise, seguindo o protocolo de segurança.

    Os organizadores disseram que todos os esforços foram empenhados pelas equipes médicas e que lamenta profundamente o ocorrido, que está sendo apurado juntamente às autoridades. A produtora do evento disse que já procurou os familiares da vítima para prestar assistência.

    Ainda segundo eles, até o momento, “informações obtidas atestam para a conformidade da operação do food truck”.

     

    *Sob supervisão de Bruno Laforé

    Tópicos