Jovem morre após ser atingido por ponta de fuzil de PM em São Paulo; veja vídeo
Homem teria desobedecido uma ordem de parada dos agentes durante uma operação para apreensão de veículos
Um homem morreu após ser atingido no pescoço pela ponta de um fuzil de um policial militar, na manhã de domingo (25). O caso aconteceu após o homem, de 21 anos, desobedecer a ordem de parada dos agentes da PM, na Vila Penteado, Zona Norte de São Paulo.
A Polícia Militar realizava uma operação de apreensão de veículos, próximo à Av. Claudio Giarelli, onde acontecia um “Baile Funk”, quando a motocicleta pilotada pelo jovem e um segundo ocupante na garupa, ambos sem capacete, avançaram em direção aos policiais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o policial militar também ficou ferido no rosto, mas passou por atendimento médico no local. Conforme consta no Boletim de Ocorrência, o PM ainda afirma que “ficou brevemente desorientado e que não percebeu se infligiu algum ferimento nos ocupantes da moto no momento do breve choque e afirma não ter efetuado nenhum disparo”.
O homem conseguiu escapar do bloqueio policial, mas foi localizado caído no chão, posteriormente. De acordo com populares que presenciaram o ocorrido, o jovem, identificado como Matheus de Menezes Simões, teria possivelmente se chocado contra um veículo que estava estacionado na via, metros à frente do local do choque com a equipe policial. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos devido a lesão no pescoço, e morreu no local.
O outro ocupante e a motocicleta de modelo Honda/CG 160 START, na cor vermelha, não foram localizados. Posteriormente, o avô de Matheus apresentou a documentação da moto, mas não soube dizer acerca do paradeiro do veículo. Os fatos seguem sendo investigados pelo 45º DP.
“Exames periciais foram solicitados ao IC e IML e o caso, registrado como morte suspeita (morte acidental), desobediência, localização e apreensão de objeto, bem como localização, apreensão e entrega de veículo no 72º DP”, afirmou a pasta nesta segunda-feira (26).
Nas redes sociais de Matheus, conhecidos prestaram suas homenagens e condolências ao jovem.
Procurada pela CNN, a Polícia Militar informou que as informações seriam cedidas pela SSP-SP, que confirmou que a PM também apura a ocorrência por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM).