Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jornalistas da Jornada Galápagos participam de palestras na CNN Brasil

    Grupo de 30 comunicadores de 17 estados conhece o modelo de produção de notícias do canal

    Da CNN

    Um grupo de 30 jovens jornalistas teve a experiência de conhecer a sede da CNN Brasil, em São Paulo, na última terça-feira (9). Os selecionados para a Jornada Galápagos vieram de 17 estados diferentes e trabalham em veículos de comunicação, da mídia tradicional e alternativa. Durante a visita, puderam entender todo o processo da produção de notícias do canal.

    “Conhecer a CNN Brasil foi ter uma dimensão real, pulsante, de uma empresa que tem o jornalismo na veia. Entender todo processo de produção das notícias e, principalmente, o “Breaking News” nos permitiu ter uma visão do que é o jornalismo profissional e de qualidade”, disse Davi Vittorazzi, repórter da Rede Mato-Grossense de Comunicação (RMC) em Cuiabá (MT).

    Para Ma Leri, de Juiz de Fora (MG), conhecer a CNN “foi um grande presente da Jornada Galápagos de Jornalismo 2024”. Acrescentou que “conversar com grandes profissionais especializados expandiu os horizontes e fez pensar em novos formatos midiáticos, que valorizem a transparência, a excelência noticiosa e a diversidade”.

    A Jornada Galápagos é um curso de comunicação que reúne jornalistas e produtores de conteúdo de todo país para atualizar, capacitar e formar esses profissionais recém-formados. A participação no projeto é de graça, mas os jornalistas e criadores de conteúdos passam por um processo de seleção. Na avaliação dos inscritos, se considera gênero (incluindo pessoas LGBTQIAP+), classe, raça e região do país. O objetivo é ter um grupo diverso e inclusivo.

    “A jornada é uma oportunidade para que jornalistas e comunicadores possam chegar a mais lugares. As perspectivas territoriais que nós trazemos é o grande diferencial do nosso trabalho, e é o que podemos oferecer de melhor”, disse Hellen Lirtêz, jornalista socioambiental independente de Rio Branco (AC).

    Durante visita à CNN Brasil, o grupo participou de duas palestras, uma sobre Hard News, com o diretor de jornalismo da CNN Brasil Givanildo Menezes e outra sobre “como fazer jornalismo no Brasil que evita notícias”, com Katia Brembatti, presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

    Tópicos