Janaina Paschoal é a nova comentarista fixa do CNN Arena
Advogada e professora de Direito Penal chega à CNN Brasil para ocupar lugar fixo entre os participantes do programa
A CNN Brasil anuncia Janaina Paschoal como a nova integrante do elenco fixo de comentaristas do CNN Arena. A advogada e professora de Direito Penal chega para reforçar o quadro de comentaristas fixos do programa, ao lado da jornalista e analista de economia Raquel Landim e dos economistas Helio Beltrão e Joel Pinheiro. Janaina estreia na edição desta segunda-feira, 3 de abril, a partir das 18h.
Sob comando do apresentador Felipe Moura Brasil, o CNN Arena tem como marca a análise e o debate da agenda do dia, garantindo a representatividade e diversidade de opiniões livres e comentários contundentes sobre os cenários político e econômico, contextualizando e oferecendo ao público novos ângulos e perspectivas sobre os fatos.
Quem é Janaina Paschoal
A nova integrante fixa do CNN Arena é paulistana, tem 48 anos, é professora de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense, na Faculdade de Direito da USP e ex-deputada estadual em São Paulo.
Trabalhou na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e no Ministério da Justiça antes de abrir seu próprio escritório de advocacia. Foi coautora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT) ao lado de Miguel Reale Jr. e Helio Bicudo, naquele que foi um dos episódios políticos mais marcantes da política nacional na década passada.
O processo foi marcado por uma intensa batalha jurídica entre Janaína e José Eduardo Cardozo, que deixou o Ministério da Justiça para ocupar o cargo de advogado-geral da União e defensor de Dilma. Cardozo também acaba de ser contratado pela CNN e fará parte do time de O Grande Debate.
Em 2018, Janaina foi eleita deputada estadual por São Paulo com mais de 2 milhões de votos –um recorde até hoje em votação de deputados na história do País. Em 2022, concorreu ao Senado e saiu derrotada.
Conservadora em temas como aborto e drogas e declaradamente antiesquerda, Janaina é defensora de candidaturas independentemente de partidos políticos. Em seu mandato como deputada estadual, participou ativamente de várias comissões e foi autora do projeto para dar opção de parto cesárea pelo SUS às grávidas do Estado.
(Publicado por Fábio Munhoz)