Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Money

    IPCA pode dar pistas sobre próximos passos do BC; discussão sobre arcabouço fiscal avança

    Apresentado por Muriel Porfiro, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo

    Da CNN

    O foco principal desta sexta-feira (10) é a inflação do mês de fevereiro, aferida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada às 9h da manhã.

    O indicador pode dar uma pista em torno das apostas de queda da taxa Selic, tão cobrada pelo governo e por parte dos setores privados.

    A discussão sobre o patamar da taxa de juros aqueceu nos últimos dias, e um documento divulgado na última quinta-feira pelo Banco Central (BC), no qual a autoridade reconhece um esfriamento no mercado de crédito, intensificou o debate.

    Na outra ponta, também na última quinta, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que “o arcabouço fiscal vai agradar a todos, inclusive ao mercado”. A declaração foi dada após uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ala econômica do governo, na qual o substituto do teto de gastos foi a principal pauta.

    A expectativa continua, e o novo modelo pode ser apresentado antes da reunião do BC, que acontece entre os dias 21 e 22 de março — ou seja, daqui a 10 dias. A leitura é que o arcabouço fiscal pode auxiliar na decisão sobre baixar ou não os juros por aqui.

    Lá fora, os olhos se voltam para a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll, um importante indicador para entender qual pode ser o tamanho do aperto monetário prometido pelo Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano).

    Apresentado por Muriel Porfiro, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

    *Publicado por Tamara Nassif

    Tópicos