Inverno começa nesta quinta (20) com temperaturas elevadas, diz Climatempo
Primeiro dia da estação terá possibilidade de chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina
O inverno no Hemisfério Sul começa nesta quinta-feira (20). Segundo a Climatempo, no Brasil a estação deverá começar com temperaturas elevadas e tempo seco.
Neste primeiro dia, a região Sudeste brasileira será afetada por um sistema de alta pressão somado a um bloqueio atmosférico, o que deve deixar o céu com poucas nuvens. A previsão indica chuvas isoladas apenas nas áreas ao norte do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.
A frente fria que atua na região Sul se afasta para o oceano, mas a circulação de ventos e diferentes níveis da atmosfera favorece o tempo nublado e a possibilidade de chuva durante o dia no noroeste, norte, nordeste e serra do Rio Grande do Sul, além do sul, oeste e sudoeste de Santa Catarina.
Segundo a Climatempo, no leste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, o céu terá muitas nuvens, podendo haver chuva a qualquer momento do dia. Com relação ao norte catarinense e ao oeste paranaense a precipitação é mais isolada.
O tempo deve ficar estável no oeste do Rio Grande do Sul e nas porções norte e leste do Paraná.
Há a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e de baixo acumulado para o sul do Mato Grosso do Sul. As demais áreas do Centro-Oeste continuam com sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas.
Na região Norte do país, o primeiro dia do inverno deve ser de tempo nublado e pancadas de chuva que podem ser mais fortes nas áreas do oeste e noroeste do Amazonas, no oeste do Acre e Roraima, e na metade norte do Amapá.
Em Rondônia, Tocantins, no sudeste e leste amazonense, e na metade sul do Pará, o tempo é firme.
Com a infiltração marítima ainda em atuação, a chuva pode se fazer presente sobre o leste e o norte da região Nordeste nesta quinta-feira. As pancadas podem ser mais intensas entre o litoral de Alagoas e Pernambuco.
O sol aparece entre poucas nuvens na metade oeste da Bahia, no centro-sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão, e no interior pernambucano, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Nessas áreas não há previsão de chuva, mas o mar deve ficar agitado entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte.