Inscrições do Prouni se encerram hoje; veja como participar
1 milhão de pessoas já se inscreveram na edição deste ano do programa de acesso à universidades particulares
Se encerram nesta sexta-feira (2) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares de todo o Brasil. De acordo com o último balanço do Ministério da Educação (MEC), 1.035.105 pessoas já haviam se inscrito para o processo seletivo.
Na edição deste ano estão sendo oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais — com 100% de isenção no valor do curso — e 97.451 parciais, que dão direito a 50% de desconto na mensalidade. As vagas são distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.
Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no portal de acesso em 6 de fevereiro, na primeira chamada, e em 27 de fevereiro, na segunda chamada.
Criado em 2004, durante o primeiro mandato do atual presidente Lula (PT), o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares.
Como se inscrever
Para se candidatar a uma vaga do Prouni é necessário que o estudante tenha feito pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni: https://acessounico.mec.gov.br/prouni
Após realizar o login por meio do GOV.BR, o candidato deve escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Alunos com deficiência ou que se autodeclaram indígena, preto ou pardo podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
Enquanto o período de inscrição estiver aberto o candidato pode alterar as opções.
O sistema do Prouni calcula diariamente a nota de corte de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, e não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada.