Indígena Yanomami é morto após ataque a tiros de garimpeiros, diz ministra
Outros dois indígenas estão internados em estado grave; comitiva interministerial está a caminho de Roraima
Três indígenas Yanomamis foram alvos de um ataque a tiros, segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Uma das vítimas morreu e as outras duas estão em estado grave.
Ainda de acordo com a ministra, uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para “reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos”.
https://twitter.com/GuajajaraSonia/status/1652711944317546496
“A situação de invasores na terra indígena Yanomami vem de muitos anos e mesmo com todos os esforços sendo realizados pelo governo federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território. Solicitamos reforço do Ministério da Justiça para investigação da Polícia Federal sobre este caso”, escreveu Guajajara nas redes sociais.
A Polícia Federal informou, por meio de nota, que tomou conhecimento do ocorrido no sábado (29) e passou a investigar o ocorrido a partir da madrugada deste domingo (30). O texto confirma que três yanomamis foram alvejados — resultando em uma morte e duas situações graves.
A PF diz ainda que apurou indícios de crimes cometidos contra os indígenas, ouviu testemunhas , realizou perícia e agora aguarda elaboração de relatórios para seguir com as investigações. O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
“Outras diligências seguem em andamento para a identificar, localizar e prender os autores dos crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação”.
(Publicado por Lucas Schroeder)