Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio na Chapada dos Veadeiros termina após 16 dias

    Dos 75.455 hectares atingidos pelo incêndio, 24.198 estavam dentro do Parque Nacional, o que corresponde a cerca de 10% de sua área total

    Carolina Figueiredo*, da CNN, em São Paulo

    O incêndio que destruiu mais de 75 mil hectares na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, terminou neste domingo (11) depois de 16 dias de combate, informou o Corpo de Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    De acordo com o Comando Unificado (Bombeiros e ICMBio), o fogo foi controlado após ações de combate durante a noite de sábado (10) e com o aumento das chuvas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

    Dos 75.455 hectares atingidos pelo incêndio, 24.198 estavam dentro do Parque Nacional, o que corresponde a cerca de 10% de sua área total. Outros 51.257 hectares fazem parte da Unidade de Conservação de Pouso Alto, correspondendo a aproximadamente 6% da área.

    Assista e leia também:

    Por incêndios florestais, Bahia decreta situação de emergência em 73 municípios

    Amazônia acumula neste ano o maior número de focos de incêndio desde 2010

    Trabalho de controle ao incêndio na Chapada dos Veadeiros
    Trabalho de controle ao incêndio na Chapada dos Veadeiros
    Foto: ICMBio/Divulgação

    Durante as mais de duas semanas, cerca de 250 pessoas trabalharam no combate ao fogo. Eles são profissionais do ICMBio, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dos Brigadistas Voluntários da Rede Contra Fogo e da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac).

    As operações contaram com o apoio de cinco aviões, um helicóptero e 30 veículos.

    Conforme dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), novos focos de calor não foram detectados pelos satélites da região neste domingo (11). Um novo reconhecimento realizado por via terrestre com uso de drone também confirmou a inexistência de focos ativos de fogo.

    O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou a região durante a semana. Pelas redes sociais, ele comemorou o fim do fogo.

    *Sob supervisão de Guilherme Venaglia