Incêndio florestal se aproxima de residências e assusta moradores em Brasília
Moradores se mobilizaram para tentar conter as chamas
Um incêndio florestal nas proximidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, se alastrou e chegou perto de residências, o que assustou os moradores da região do Park Way, cidade localizada a 22 km do centro de Brasília.
As equipes do Corpo de Bombeiros que foram acionadas para controlar o incêndio precisaram entrar nos quintais das casas para combater as chamas que ameaçavam as residências. Os moradores também se mobilizaram, utilizando baldes de água e mangueiras para ajudar no combate ao fogo.
O personal trainer Thiago Magalhães, que mora em uma das casas próximas ao incêndio, relatou que os moradores iniciaram o combate ao fogo ainda pela manhã.
“Nos avisaram que o fogo estava perto, então começamos um mutirão por volta das 11h. Usamos baldes, mangueiras, e corremos muito para evitar que o fogo chegasse nas casas. Foi bem cansativo, e algumas pessoas passaram mal por causa da fumaça”, contou Magalhães.
Ele também expressou preocupação com os vizinhos mais vulneráveis. “Ficamos apreensivos porque há idosos e crianças na região. Quando as chamas se aproximaram, foi um momento de muita tensão”, acrescentou o personal trainer.
A nutricionista Ivanilde Ferreira, que também mora na região, afirmou que se assustou com a quantidade de fumaça.
“Quando cheguei do trabalho, vi uma grande nuvem de fumaça nas quadras próximas. Mas só me dei conta da gravidade quando cheguei em casa e percebi o quanto estava perto. Fiquei muito assustada”, disse.
De acordo com os bombeiros, sete equipes foram mobilizadas para para combater o incêndio que se iniciou próximo ao aeroporto de Brasília.
As equipes dos bombeiros foram acionadas pela empresa que administra o terminal. Bombeiros civis que cuidam do Aeroporto também auxiliaram no combate à queimada. Segundo a empresa, não houve atrasos ou cancelamentos nos voos, pois os pousos e decolagens estavam acontecendo em uma pista distante dos focos de incêndio.
Além da atuação terrestre com abafadores e sopradores, um avião dos bombeiros foi enviado à área. Até o momento, mais de seis mil litros de água foram despejados para ajudar no controle do fogo, segundo a corporação.
Incêndios no DF
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que, apenas nesta terça-feira (1°), atendeu 38 ocorrências de incêndios florestais. No momento, os bombeiros ainda estão atuando em 19 dessas ocorrências.
As altas temperaturas no Distrito Federal têm contribuído para o aumento dos focos de incêndio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar 32°C, com a umidade relativa do ar registrando 15% em Brasília.