Igarapé (MG) perde 229 doses de vacina contra Covid-19 após pane em refrigerador
“Por precaução está temporariamente suspensa a vacinação contra a Covid-19", disse a prefeitura, em nota
Após uma pane elétrica, a Prefeitura de Igarapé perdeu 229 doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac. O acontecimento foi comunicado pelo órgão municipal através de suas redes sociais na noite de segunda-feira (15).
Segundo a prefeitura, a pane ocorreu em um dos três refrigeradores da Secretaria Municipal de Saúde durante o fim de semana, na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, no centro da cidade. O caso só foi percebido na manhã de segunda-feira, quando a equipe que realiza a vacinação chegou ao local.
Em nota enviada à CNN, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que uma investigação foi instaurada para apurar a perda de vacinas.
“Por precaução está temporariamente suspensa a vacinação contra a Covid-19″, disse a prefeitura, em nota.
Segundo o órgão, um técnico informou que a causa da pane foi um defeito no termostato.
A prefeitura informou que entrou em contato com o Governo de Minas Gerais para pedir a reposição emergencial das doses perdidas.
A Polícia Civil de Minas Gerais realiza perícia no local da perda de insumos para averiguar a causa do problema.
Nota SES-MG
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está apurando sobre algumas vacinas que podem ter sido “perdidas”em Igarapé, após problema em refrigerador.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que a perda de vacinas de Covid-19 no município de Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH).
O fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido. Referente à reposição de doses, qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação”.
Nota Polícia Civil MG
“Sobre a investigação que apura a perda de vacinas contra Covid-19, em Igarapé, a Polícia Civil de Minas Gerais informa que a perícia compareceu ao local para fazer os primeiros levantamentos e aguarda a conclusão do laudo para verificar a causa do problema. Mais informações serão repassadas em momento oportuno”, informou a Polícia Civil.