Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Identificar QI elevado na infância pode beneficiar desenvolvimento, diz especialista

    Brasil tem mais de 2 mil pessoas com QI muito acima da média

    Ingrid OliveiraElis Francoda CNN

    Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (10), o vice-presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, disse que a identificação de QI elevado pode ser benéfica para o desenvolvimento de crianças.

    “Quanto mais precoce possível, a identificação do QI pode ser benéfica para a criança. É importante avaliar de forma dedicada a potencialidade para poder desenvolver as habilidades e não ter problema de socialização nesta fase da vida”, disse.

    Segundo ele, “a partir dos dois anos e meio de idade, já há testes que podem ajudar a identificar alta potencialidade neste grupo”.

    Fonseca diz no entanto, que quando o QI elevado é identificado na vida adulta, o parâmetro é outro.

    “A criança já se desenvolveu. Então, o adulto tende a ter uma perspicácia diferente no trabalho, se desenvolver de uma forma diferente. Então é realmente na infância que a gente consegue identificar uma janela de oportunidades”, afirmou.

    O Brasil ultrapassou neste 10 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial da Superdotação, a marca de 2 mil brasileiros considerados superinteligentes – pessoas com QI muito acima da média.

    O estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 229 pessoas, Distrito Federal, com 135, Paraná, com 134, e Minas Gerais, com 131.