Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Humorista Eddy Junior denuncia ter sofrido racismo dentro de condomínio

    Vizinha e filho também ameaçaram o influenciador em outra oportunidade; boletim de ocorrência deve ser aberto nesta quarta-feira

    Carolina FigueiredoDanúbia BragaGiulia AlecrimManoela CarlucciTiago Tortellada CNN , em São Paulo

    O humorista Eddy Junior denunciou, pelas redes sociais, ter sofrido ofensas racistas por uma vizinha na madrugada desta terça-feira (18). Ela foi identificada como Elisabeth Morrone, e ameaçou o rapaz em outra oportunidade.

    Segundo o influenciador, as ofensas teriam começado quando a mulher o teria impedido de entrar no mesmo elevador que ela.

    Os xingamentos continuaram na garagem do prédio onde ambos moram, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, com Morrone o chamando de, “macaco”, “bandido”, “ladrão”, “imundo”, entre outros insultos.

    Ele classificou a agressão como “uma das coisas mais tristes da minha vida”.

    Um segundo vídeo mostra que, tempo depois do fim da primeira discussão, a vizinha e o filho teriam ido à porta do apartamento do influenciador ameaçá-lo de morte. A gravação foi postada em suas redes sociais:

    O humorista se mudou para o local em fevereiro deste ano, e, segundo a assessoria de Eddy Junior, as ofensas começaram em abril, cerca de dois meses após a chegada dele.

    Ainda de acordo com seus representantes, ele não está mais no local e deve abrir um boletim de ocorrência na delegacia de crimes raciais nesta quarta-feira (19).

    Em setembro, o influenciador registrou um boletim de ocorrência por ter sofrido ameaças de morte pelo filho de Morrone. Vídeos entregues pelos vizinhos mostram o homem na porta do apartamento do influenciador com uma faca e proferindo ameaças.

    À época, a mulher alegou à polícia que o humorista faria muito barulho. O caso foi registrado como desinteligência.

    A CNN procurou Elisabeth Morrone, mas não conseguiu contato até o fechamento desta matéria.

    Em nota, a Polícia Civil afirmou que “está à disposição da vítima para registrar e investigar o caso”. Segundo a corporação, a representação é imprescindível para a apuração dos fatos e eventual punição dos responsáveis.

    Ainda de acordo com a polícia, 35 ocorrências relacionadas a intolerância foram registradas até junho deste ano.

    Injúria racial x racismo

    Injúria racial é um crime é previsto no Código Penal e estabelece punição de 1 a 3 anos de reclusão e multa para quem ofende a dignidade de outra pessoa utilizando elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, entre outros. Consistindo, assim, ataque à honra ou à imagem e violação de direitos constitucionais.

    Diferente do crime de racismo, previsto na Lei 7.716/1989, que ocorre quando a pessoa do agressor atinge um grupo ou coletivo de pessoas, discriminando uma etnia de forma geral. Assim, no crime de racismo, a ofensa é contra uma coletividade, por exemplo, toda uma raça, não há especificação da vítima.

    Tópicos