Homem morre ao ser atingido por árvore durante forte chuva em SP
Vítima tinha descido do carro para abrir portão de casa, em Itupeva
Um homem de 58 anos morreu em Itupeva, no interior de São Paulo, após ser atingido por uma árvore que caiu durante a forte chuva que atingiu o estado nesta segunda-feira (8). Segundo a Defesa Civil estadual, ele foi a única vítima fatal da tempestade.
De acordo com a Prefeitura de Itupeva, o homem estava com esposa e filha dentro de um carro em uma rua do bairro do Quilombo, quando desceu para abrir o portão de sua casa, momento em que foi atingido por uma árvore. Ele chegou a ser socorrido ainda no local, mas não resistiu e morreu. A mulher e a filha não sofreram ferimentos.
A árvore também derrubou dois postes. Ainda segundo a administração municipal, a CPFL foi acionada para realizar o desligamento da energia e o Corpo de Bombeiros executou o trabalho de retirada do corpo da vítima.
Em balanço sobre a tempestade, a Defesa Civil de SP informou que foram registrados acumulados de chuva que variaram de 97 a 44 milímetros, com destaque para os municípios de Mogi das Cruzes (97mm), São Paulo (62mm), Francisco Morato (50mm), Jundiaí (50mm), Franco da Rocha (45mm) e Salto de Pirapora (44mm).
No Aeroporto de Congonhas, foram registradas rajadas de vento de 75km/h. Quase 200 chamados para queda de árvore foram feitos na capital, e os Bombeiros atenderam onze ocorrências de enchentes e alagamentos, todos sem vítimas.
Ainda na tarde desta segunda (8), uma estrutura metálica utilizada na manutenção da marquise caiu no Parque do Ibirapuera. Quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Israelita Albert Einstein.
Em nota, a Enel disse que as chuvas provocaram quedas de árvores, galhos e outros objetos sobre a rede elétrica e causaram interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes.
Questionada, a empresa não informou o número de moradores afetados, mas afirmou que restabeleceu a luz para aproximadamente 70% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado. Segundo a companhia, os municípios mais atingidos em sua área de concessão foram São Paulo e Santo André. Na capital paulista, os bairros de Moema, Vila Nova Conceição, Jardim Paulista, Planalto Paulista, Jabaquara, Vila Mariana, Pedreira, Pirituba, Centro e Itaquera foram mais afetados.
“De imediato, a companhia reforçou seu plano de ação com aumento das equipes em campo e manobras remotas via sistema de telecomando para minimizar o impacto aos clientes. Técnicos da companhia atuam desde a tarde de ontem, inclusive durante a madrugada, para reconstruir os trechos da rede de distribuição danificados. Cerca de 800 equipes seguirão trabalhando ao longo do dia para restabelecer a energia para todos”, completa a nota.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, as condições do tempo serão iguais para esta terça-feira (9). A máxima atinge os 33°C nas horas de maior aquecimento, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 31%. No período da tarde, o calor e a infiltração da brisa marítima geram núcleos de chuva rápida e isolada na capital e cidades da Grande São Paulo.