Homem é preso por tráfico de drogas durante ação contra golpistas cibernéticos
Golpes utilizam fraude no reconhecimento facial possibilitando o desvio de valores; prejuízo já atingiu mais de R$250 mil em um dos casos
Um homem foi preso por tráfico de drogas, nesta sexta-feira (18), durante uma operação contra golpistas cibernéticos, em São Paulo. O suspeito estava com grande quantidade de ecstasy, maconha e metanfetamina.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 19 locais durante a chamada ‘Operação Evil Doll’, cujo objetivo é combater um esquema de golpe utilizando fraude no reconhecimento facial possibilitando o desvio de valores.
As ações aconteceram nos municípios de Guarulhos, Embu das Artes e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e Santos, no Litoral, e contaram com apoio de policiais locais da Divisão Especializada de Investigações Criminais.
Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em um dos casos o prejuízo atingiu o valor de R$ 251 mil. A investigação sobre o esquema acontece desde fevereiro de 2023.
De acordo com o departamento de investigação, golpistas utilizaram fotos dos rostos das vítimas, imagens chamadas de ‘bonecos’, para driblar o sistema de reconhecimento facial das instituições financeiras.19 envolvidos no crime foram identificados.
A operação foi realizada por policiais da 4ª Delegacia DCCiber (Investigações sobre Lavagem de Dinheiro e Ativos Ilícitos).