Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Por PREFEITURA DE GUARULHOS: Guarulhos celebra 462 anos de desenvolvimento constante

    Com inovação e um olhar determinado para o futuro, a cidade comemora as importantes conquistas de sua história.

    / Projeto Viva Baquirivu

     

    Conforme a mais recente estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em agosto de 2021, a cidade de Guarulhos já conta com mais de 1,4 milhões de habitantes. Segundo maior município paulista, atrás apenas da capital, 13º do Brasil, supera em população, sozinho, os estados do Acre, Amapá e Roraima, no Norte do Brasil.

    Com 462 anos completados no último dia 8 de dezembro, no entanto, a cidade é muito mais. É inovação, cultura, desenvolvimento, futuro. Um município que busca incansavelmente o progresso.

     

    Uma economia pungente

    Um dos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo, Guarulhos é a 12ª cidade mais rica do Brasil e, graças a fatores como políticas públicas e localização, vem se firmando como um centro estratégico de distribuição e logística. Localizada na confluência de estradas que ligam São Paulo ao Rio de Janeiro, abriga também o maior aeroporto da América Latina, onde está o maior terminal de cargas do país.

    Esta é a missão da Administração: fazer de Guarulhos um lugar cada vez melhor para se viver e o mais importante polo de investimento e desenvolvimento da região.

    Quem olha a cidade de cima, enxerga sua grandeza. Indústria, oportunidades, movimento. Quem olha por dentro, vê muito mais. Enxerga sonhos, conhece um povo cheio de coragem e desejo de fazer bem feito, com o olhar sempre para o futuro. É assim que Guarulhos vem se superando a cada dia.

     

    Inovar para crescer

    O desenvolvimento é expressivo, mas como em qualquer grande cidade brasileira, os desafios são vários. Para resolvê-los, no entanto, não faltam vontade política, instrumentos democráticos e participação popular. Entre as mais recentes conquistas da população estão:

    – Projeto Mais Futuro: disponibiliza mais de 30 mil vagas em cerca de 200 oficinas e cursos gratuitos nos CEUs de Guarulhos, no Cemear, no Cemea Chico Mendes e no Parque Júlio Fracalanza, em diferentes áreas. Voltadas a crianças, jovens e adultos, há aulas presenciais de skate, fit dance, inglês, espanhol, violão, teatro, ginástica, judô e yoga, entre outras, realizadas em 16 polos de atendimento.

    Projeto Viva Baquirivu em 3D: possibilitará a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com a implantação do maior parque linear da cidade e arborização.

    Mais de 8 mil novos pontos de iluminação em LED. Em algumas vias, já é possível ver o avanço com a troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED, que são mais econômicas e melhoram a sensação de segurança da população. E o projeto deve ampliar ainda mais sua abrangência.

     

    Guarulhos: há 462 anos focada no desenvolvimento

    Fundada em 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, a área atualmente conhecida como Guarulhos era, naquela época, habitada pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases.

    Suas terras já serviram para a exploração de minérios – ali foram descobertas minas de ouro, inclusive – criação de gados e cultivo de cana de açúcar, trigo e algodão.

    A chegada da estrada de ferro da Cantareira, em 1915, no entanto, permitiu o escoamento de madeira, pedra e tijolos, fabricados em diversas olarias da região e amplamente utilizados na construção civil na capital.

    Já nos anos 50, a inauguração das rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias aproximou pessoas e mercadorias da cidade, e Guarulhos se viu unida a São Paulo, justamente no momento de aceleração industrial, e ao Rio de Janeiro, ainda então Capital Federal e centro de decisões políticas e econômicas. A proximidade impulsionou a instalação de indústrias nos trechos das rodovias que passam pelo município e estimulou o desenvolvimento da região.

    Em 1985, outro passo importante: a inauguração do Aeroporto de Cumbica, hoje denominado “Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos Governador André Franco Montoro”, o maior da América do Sul

    A partir de então, a industrialização da região e o afluxo de pessoas acabou incentivando a formação de loteamentos e ampliando o crescimento populacional e o desenvolvimento da cidade.

     

     

    Tópicos