Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guaíba deve voltar a subir nesta sexta-feira (24), aponta projeção da UFRGS

    Ventos sul de até 60 km/h e as chuvas que atingiram Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (23) podem levar a cota a 4 metros novamente

    Guilherme Gamada CNN

    São Paulo

    Após o recuo das águas em Porto Alegre (RS), a previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é de que o Guaíba volte a subir nesta sexta-feira (24).

    Acumulados de chuva previstos para os próximos dias chegam a 100 milímetros, inclusive em região de captação de água do Guaíba. As novas tempestades somadas à previsão de vento sul forte de até 60 km/h devem retardar a vazão do lago e elevar a cota que pode voltar aos 4 metros.

    O volume de chuva de ontem e hoje deve chegar no Guaíba no final de semana e vai prolongar a cheia

    Rodrigo Paiva, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    A previsão indica que os ventos podem persistir, assim como as chuvas no final de semana, e podem manter os níveis de águas altos. Na noite desta quinta-feira (23), a medição registrou 3,91 metros no Guaíba. O instituto estima que a água pode continuar acima da cota de transbordo até junho.

    Cronologia da cheia do Guaíba

    • O maior nível registrado foi no dia 5 deste mês: 5,33 metros
    • Após o pico, começou uma recessão lenta no dia 8
    • No dia 9, ficou abaixo do de 5 metros pela primeira vez desde a cheia
    • Estava 4,56 metros no dia 11 deste mês
    • Repique com maior elevação dia 14 superando 5,2 metros
    • Redução lenta depois do repique por uma semana
    • Ficou abaixo de 4 metros pela primeira vez nesta quarta-feira (22)
    • Voltou a subir com ventos e chuvas
    • Previsão de acima dos 4 metros nesta sexta-feira (24)

    Guaíba pode levar 12 dias para ficar abaixo da cota de inundação

    O nível do Guaíba pode levar no mínimo 12 dias para ficar abaixo da cota de inundação (3 metros), conforme as projeções divulgadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), nesta quarta-feira (22).

    “Todos os rios que estão drenando para Porto Alegre estão com tendência de diminuição, e isso faz com que o Guaíba continue nessa recessão. No entanto, com os novos eventos de chuvas que já estão ocorrendo, pode haver repique, cuja intensidade dependerá do volume dessas chuvas”, afirma o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, Artur Matos.

    Novas chuvas

    O estado do Rio Grande do Sul está em alerta laranja para tempestades até a manhã desta sexta-feira (24), segundo o Inmet. A previsão é de chuvas de até 60 mm/h ou 100 mm/dia. Os ventos podem atingir até 100 km/h.

    https://x.com/DefesaCivilRS/status/1793736163272093735

    A Defesa Civil emitiu alerta de inundação até a noite desta quinta-feira (23).