Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grupo que usou mergulhadores para enviar 3 toneladas de drogas à Europa é alvo da PF

    Agentes cumprem 9 mandados de prisão e 38 de buscas no Brasil e na Espanha

    Elijonas Maiada CNN

    A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5), uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, especialmente cocaína, com ramificações no Brasil e na Europa.

    O delegado da PF Mateus Marins Corrêa de Sá explica como funciona o esquema descoberto: “Se utilizava principalmente o mergulho, em que a organização cooptava mergulhadores especializados nessa atuação, que iam até os compartimentos dos navios, contaminavam os navios, depois viajavam até Europa, e lá retiravam e entregavam ao comprador”.

    Segundo a PF, esse grupo enviou 3 toneladas de cocaína com esse esquema à Europa.

    Cerca de 120 policiais federais e equipes da Guarda Civil Espanhola estão nas ruas para dar cumprimento a 9 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e na Espanha.

    Também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de bens móveis e imóveis que totalizam um valor de aproximadamente R$ 7,2 milhões, bem como ordens de bloqueio de ativos e valores existentes nas contas bancárias e aplicações financeiras de até R$ 20 milhões por investigado.

    As investigações, com o apoio da Receita Federal, Europol, Guarda Civil Espanhola e Polícia Nacional da Croácia, revelaram que o grupo constituiu uma estrutura logística para operacionalizar as ações de narcotráfico, que abrange o ingresso e transporte dentro do território brasileiro, preparação e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior utilizando principalmente o modal marítimo.

    Todo o material apreendido na ação desta quinta passará por perícia e servirá para acrescentar à investigação.

    Tópicos