Grande embarcação de passageiros pega fogo no Amazonas; Marinha é acionada e fala em “diversas vítimas”
Embarcação “M Monteiro” saiu de Manaus no dia 27 de julho e foi avistada em chamas nas proximidades da Comunidade de Porto Braga
A Marinha do Brasil foi acionada nesta segunda-feira (29) para apurar mais um acidente em uma grande embarcação de passageiros no Amazonas, que fazia a travessia entre Manaus e Tabatinga.
A embarcação “M Monteiro” foi avistada em chamas nas proximidades da Comunidade de Porto Braga, no Rio Solimões. Há informações de diversas vítimas, incluindo vítimas fatais, segundo a Marinha.
O barco saiu de Manaus no dia 27 de julho do Porto de Manaus (Roadway).
A Marinha do Brasil deslocou o Navio Patrulha Fluvial “Amapá” do Comando do 9° Distrito Naval e a equipe móvel da Agência da Capitania dos Portos da Marinha em Tefé para o local para auxiliar nas buscas socorro às vítimas.
Uma aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste também auxilia nos resgates.
Em um primeiro momento, uma postagem na conta no Instagram dos responsáveis pelo M. Monteiro informaram sobre o ocorrido: “Informamos e confirmamos que houve um incêndio com o M. Monteiro nas proximidades do Município de Uarini com a Comunidade Porto Braga. A princípio, as informações que temos é que o Exército e a Marinha de Tefé já resgataram as pessoas, pedimos oração e apoio de todos. Assim que tivermos mais informações concretas repassaremos”.
O perfil dos administradores do barco publicou, posteriormente, uma lista com 168 nomes de pessoas que estavam na embarcação e que foram atendidas no Hospital Regional Franco Lopes, unidade hospitalar de Uarini.
Até o momento, a empresa informou três óbitos:
- Lunna Rafaela dos Santos Oliveira, de 1 ano, proveniente do município amazonense de Tabatinga;
- Marlioneide Marques Barbosa, que não teve a idade e o local de residência revelados;
- Uma pessoa ainda não identificada.
Outra lista foi divulgada pelos donos da embarcação com seis nomes de pacientes da “Casa de Apoio” que tinham como destino o município de Benjamin Constant, informando que estariam vivos.
A população de Uarini presta apoio às vítimas do acidente e realiza doações de alimentos, roupas e produtos de higiene.
A empresa dona do M. Monteiro disse que a tripulação “ainda está bem fragilizada” com o acidente e que deslocou uma equipe para Uarini para oferecer ajuda.
Outro caso
Um incêndio em uma embarcação deixou três pessoas mortas e 59 feridas no Rio Negro, no estado do Amazonas, na madrugada do último sábado (27).
O barco, que saiu do porto de Manaus, seguia em direção ao município de Santa Izabel do Rio Negro, a 40 minutos da capital, quando pegou fogo.