Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo prorrogará operação militar na Amazônia e mais da tarde de 26 de outubro

    5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

     

    A prorrogação da ação de militares na Amazônia, os movimentos da mílicia no Rio de Janeiro e a operação que tenta localizar obras do cantor Renato Russo estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 26 de outubro de 2020.

    Amazônia

    O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que o governo federal vai prorrogar a Operação Verde Brasil II até abril de 2021. O decreto da Garantia da Lei e da Ordem em vigor, previa a presença de militares das Forças Armadas na Amazônia até novembro desse ano. De acordo com o vice-presidente, o governo tem recurso “suficiente”. Do total de R$ 400 milhões alocados para a operação, restam cerca de R$ 180 milhões.

    Operação Será

    A Polícia Civil do Rio de Janeiro tenta identificar e localizar possíveis obras inéditas do cantor Renato Russo, que morreu em 1996. Batizada de Operação Será, uma referência a uma das músicas mais famosas da banda Legião Urbana, a ação envolveu três endereços ligados a um produtor musical que trabalhou com Renato Russo nos últimos anos de vida do cantor. Foram apreendidos computadores, HDs, CDs e um relatório no qual consta a existência de músicas inéditas gravadas pelo cantor.

    Milícias no RJ

    Com novas configurações e mudanças nos métodos de atuação, a milícia avança no Rio de Janeiro e expande suas influências para prefeituras e Câmaras de Vereadores, além de buscarem formas de “legalizar” suas ações. Isso é o que aponta um estudo elaborado pela Rede Fluminense de Pesquisas sobre Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos. Na semana passada, um levantamento da CNN mostrou que atualmente 57,5% do território da capital fluminense é controlado por milicianos

    PIB

    A projeção do mercado financeiro para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 caiu para o patamar dos 4%. A estimativa nessa semana é de que a atividade econômica recue 4,81%, contra os 5% esperado na semana passada. Essa é a primeira vez desde maio deste ano em que previsão do mercado está abaixo de uma queda de 5%. Os números são do Boletim Focus do Banco Central.

    Comércio

    O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 3,8 pontos na passagem de setembro para outubro, interrompendo uma sequência de cinco altas consecutivas, informou nesta segunda-feira (26) a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado é fruto da combinação de queda tanto dos indicadores sobre o presente, quanto sobre os próximos meses. Em outubro, houve piora da confiança em todos os seis principais segmentos do comércio.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br