Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo Federal lança programa de vacinação nas escolas

    Iniciativa, promovida pelos Ministérios da Saúde e da Educação, busca ampliar cobertura vacinal entre a juventude e reduzir número de casos de doenças imunopreveníveis

    Dayres Vitoriada CNN*

    Os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram, nesta quarta-feira (3), uma ação conjunta para que crianças e adolescentes menores de 15 anos possam ser vacinados dentro das escolas. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), criado em 2007, e tem como objetivo principal ampliar a cobertura vacinal entre a juventude.

    O Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar, como foi nomeada a iniciativa, além de colaborar com a ampliação da cobertura vacinal pelo país, deve também ajudar a reduzir o número de casos de doenças imunopreveníveis, ou seja, doenças que podem ser evitadas ao se aplicar a vacina necessária previamente.

    A medida, fruto da integração entre as pastas de Saúde e Educação, deve oferecer imunizantes nas escolas contra poliomielite, febre amarela, meningite ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e o HPV. A lista abrange as doenças mais recorrentes na faixa etária dos menores.

    Nesta quarta-feira (3), Nísia Trindade, ministra da Saúde, esteve no Centro de Ensino Fundamental 306 Norte, em Brasília, para lançamento do projeto. Já na unidade, com a presença da ministra, vários alunos da instituição se vacinaram.

    Ao todo, R$ 150 milhões foram repassados aos estados e municípios pela pasta para custeamento de ações que devem ajudar na ampliação da cobertura vacinal pelo país. O orçamento também deve cobrir o projeto de mobilização nas escolas.

    No ano passado, cerca de 4 mil cidades brasileiras já haviam adotado a estratégia. Ainda em 2023, 6,1 milhões de doses da vacina contra o papilomavírus humano, por exemplo, foram aplicadas no ambiente escolar.

    “A escola sempre foi um lugar central para a promoção da saúde e assim continuará. Estamos fazendo um trabalho de recuperação da cobertura vacinal no Brasil e as escolas têm um papel muito importante nesse processo”, disse a ministra Nísia durante evento de lançamento da medida nesta quarta (3).

    A estratégia de vacinação se estende até 19 de abril para crianças e adolescentes alunos de instituições escolares por todo país.

    *Sob supervisão de André Rigue

    Tópicos