Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo do Rio quer usar reunião do G20 para recuperar legado da Olimpíada

    Claudio Castro irá criar subsecretaria voltada ao evento das principais economias do mundo na capital, em 2024

    Leandro Resendeda CNN

    O governo do Rio de Janeiro prepara para esta semana a criação de uma subsecretaria para organizar os eventos do G20 — reunião de cúpula dos líderes das principais economias do mundo, que, no ano que vem, será realizada na capital fluminense.

    O Estado pretende usar o evento para recuperar um dos legados da Olimpíada de 2016: o Estádio de Remo da Lagoa, onde funcionava um complexo cultural hoje fechado.

    A CNN apurou que a nova pasta, que não tem previsão de trazer novos custos para a administração estadual, terá a responsabilidade de coordenar a organização dos eventos previstos deste mês até novembro de 2024, quando a reunião será realizada e o Rio receberá os líderes das principais nações do planeta.

    A ideia do governo do estado é usar recursos próprios para reformar o Estádio Olímpico de Remo, o Complexo Lagoon, e aproveitar a reunião do G20 para transformar o espaço em um moderno centro de convenções.

    Depois de mais de 20 anos cedido para exploração da iniciativa privada, a área foi recuperada pelo governo do estado em 2022.

    Veja também: Lula diz que presidência brasileira no G20 terá como prioridade a inclusão social